Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morre Eunice Durham, antropóloga limeirense que atuou como secretária no MEC

O velório da antropóloga acontece nesta quarta-feira (20) no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo


Por Folhapress Publicado 20/07/2022
Morre Eunice Durham, antropóloga que atuou como secretária no MEC, aos 90
Nascida em Limeira, no interior paulista, em julho de 1932, Durham ganhou há 20 anos o título de professora emérita da universidade. Foto: Reprodução/Canal USP

Morreu nesta terça-feira (19) a antropóloga Eunice Durham, aos 90 anos. A informação foi confirmada em nota publicada pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Durham atuou em defesa da ciência e da pesquisa, sendo uma das fundadoras do Nupes, o Núcleo de Pesquisas sobre o Ensino Superior.

Nascida em Limeira, no interior paulista, em julho de 1932, Durham ganhou há 20 anos o título de professora emérita da universidade, onde se graduou em ciências sociais ainda nos anos 1950, e também onde fez mestrado, doutorado e livre-docência.

O mestrado foi sobre imigração italiana, e a familiaridade com o tema levaria Durham a ser orientadora de Ruth Cardoso, antropóloga que foi mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua tese de doutorado sobre imigração japonesa. Já o doutorado deu atenção à migração rural urbana. A livre-docência, por fim, foi sobre o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski.

A partir dos anos 1980, concentrou seus trabalhos no tema do ensino superior. Foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ocupou as secretarias nacionais do Ensino Superior em 1991 e 1992 e de Educação Superior, de 1995 a 1997, ligadas ao Ministério da Educação, e foi membro do Conselho Nacional de Educação, de 1997 a 2001.

Ocupou ainda o cargo de presidente da Associação Brasileira de Antropologia entre os anos de 1978 e 1980 e de 1982 a 1984, quando enfrentou os militares na Fundação Nacional do Índio.
O velório da antropóloga acontece nesta quarta-feira (20) no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, às 11h, com a cerimônia às 13h.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.