Na pandemia, 70 mil pacientes faltaram a consultas médicas na saúde pública de Limeira
Número equivale a 25% das 280.716 consultas médicas agendadas em 2020; áreas de dermatologia e oftalmologia lideram as desistências de pacientes
A taxa de abstenção em consultas e exames ofertados na rede municipal de saúde cresceu em Limeira durante a pandemia da covid-19. Em 2020, 70.179 pacientes deixaram de comparecer as consultas agendadas pela Secretaria Municipal da Saúde. E não entraram em contato com a Prefeitura para avisar da falta, o que prejudica o sistema. O número corresponde a 25% das 280.716 consultas médicas agendadas no ano passado. As especialidades com maior número de faltas foram a dermatologia e a oftalmologia, segundo balanço da Prefeitura de Limeira.
As abstenções também aumentaram de forma expressiva nos exames médicos marcados durante 2020: 188.480 pacientes faltaram aos agendamentos. Os exames com maior número de faltas foram as ultrassonografias e mamografias. O número equivale a 16% dos mais de 1,17 milhão de horários disponibilizados pela rede municipal.
Já na área de atenção básica – clínica médica, pediatria e ginecologia – a abstenção foi de 19%. Diante do cenário, a Prefeitura de Limeira iniciou recentemente uma campanha para que pacientes não faltem as consultas ou exames sem avisar a Secretaria da Saúde sobre a desistência.
Para conscientizar os usuários da saúde pública, a Prefeitura iniciou uma campanha para que o paciente entenda a necessidade de avisar previamente sobre faltas em consultas e exames, para que outras pessoas que aguardam na fila possam usufruir do serviço.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.