Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Níveis baixos dos mananciais de água de Limeira é motivo para alerta

A vazão do Rio Jaguari está em 4,0 m³/s e o Ribeirão Pinhal, com 65% da capacidade na barragem Salto do Lobo


Por Grasiele Gerondi Publicado 12/07/2022

Os mananciais utilizados no abastecimento de água de Limeira estão em nível de atenção. O Rio Jaguari está a vazão atual em 4,0 m³/s, pouco acima do mínimo para captação que é de 1,0 m³/s. Já o Ribeirão Pinhal está com 65% da capacidade atual na barragem Salto do Lobo, bem próximo do mínimo para captação, que é de 60%.

Essa situação se deve a baixa quantidade de chuvas registrada neste ano. O mês de junho, por exemplo, teve apenas 13 milímetros de chuva, quantidade muito pequena para recuperar os mananciais. A última chuva em Limeira foi registrada no dia 20 de junho.

Para tentar minimizar os efeitos da estiagem, a BRK, a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em Limeira, começou uma série de ações preventivas. Entre elas, estão melhorias nos processos para manter a qualidade da água, ações de redução e combate às perdas de água e aumento da capacidade de reserva de água tratada.

Mas a BRK ressalta que além dessas ações, é importante que a população se conscientize quanto ao uso da água. Para isso, estão sendo enviados SMS alertando a população sobre o período de estiagem.

Segundo a BRK, ações simples, como evitar lavar calçadas e carros e fechar as torneiras enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça, podem ajudar no período de estiagem.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.