Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Obras do Viaduto Paulo Natal no Jd. Novo Horizonte animam comerciantes de Limeira

Comerciantes do Jd. Novo Horizonte fazem planos de novos negócios perante a facilidade de circulação e de valorização do bairro


Por Redação Educadora Publicado 14/07/2023
Obras do Viaduto Paulo Natal no Jd. Novo Horizonte animam comerciantes de Limeira 1
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

As obras do Complexo Viário Paulo Natal seguem em ritmo acelerado, 33% dos trabalhos foram concluídos e os impactos já podem ser observados na região. De olho nas transformações viárias, comerciantes do Jd. Novo Horizonte fazem planos de novos negócios perante a facilidade de circulação e de valorização do bairro.

        O prefeito Mario Botion esteve no local e falou sobre o andamento dos trabalhos. “As pessoas que moram aqui no entorno, que têm comércio ou que passam pela região já estão notando a diferença que essa intervenção vai fazer em suas vidas”, frisou. “O cronograma está sendo cumprido e as obras avançam diariamente”, completou Botion.

        Serão duplicados, além do viaduto, 600 metros da Via Antônio Cruãnes Filho (Anel Viário), no trecho até a rotatória da Taba do Brasil. Também serão construídos 2 quilômetros de marginais e alças de acesso que mudarão o entorno do viaduto, ligando os bairros Novo Horizonte ao Jd. Glória. Toda a intervenção está orçada em R$ 83 milhões e o prazo para conclusão dos trabalhos é abril de 2024.

        Por ser uma importante e vultosa obra de engenharia, as ações desenvolvem-se em diversas frentes. No que diz respeito à duplicação do viaduto, todas as pré-lajes que serão colocadas sobre as vigas do viaduto já estão prontas. Atualmente, operários fazem os moldes das vigas de concreto protendido. Essa operação ocorre no canteiro de obras, localizado próximo à Av. Campinas. Enquanto isso, outro grupo atua no estaqueamento das bases do viaduto, para sustentação da área que será duplicada.

        Na margem do Ribeirão Tatu, ao longo da via que ligará os bairros Novo Horizonte ao Jd. Glória, está em execução um muro de contenção. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Nicola Manis Rodrigues, a ação é necessária para dar estabilidade ao trecho e suportar o fluxo de veículos. Paralelamente, máquinas fazem a terraplenagem da nova via, que partirá da Rua Alberto Pessano, no Jd. Novo Horizonte, até a Av. Costa e Silva, na altura do córrego do Jd. Glória, onde vem sendo delineada uma rotatória.

        ACESSO

        Em outro ponto, na Rua João Gazeta, no Jd. Novo Horizonte, a intervenção já alterou sensivelmente a paisagem urbana, sobretudo pela pavimentação de um trecho da via. Na faixa entre a João Gazeta e a Via Antônio Cruãnes Filho (Anel Viário), há a construção de um muro que dará sustentação ao alargamento do Anel Viário. Alterações viárias estão previstas no local, como a instalação de faixas de pedestres, ciclovia, calçada com acessibilidade e uma nova rotatória, próximo da Rua Gimenes, que permitirá a saída do fluxo de veículos do bairro tanto no sentido Rotatória da Taba, quanto Av. Campinas.

        A abertura de uma saída do Jd. Novo Horizonte para o Anel Viário atende à antiga reivindicação dos moradores. Até então, o local contava apenas um único ponto de acesso, no cruzamento com a Rua Aurora Aparecida Ferreira Motta Bucci, usado para entrada e saída de veículos, o que dificultava o acesso ao bairro.

        NEGÓCIOS

        Com o avanço das obras do complexo, os comerciantes já fazem planos de ampliação dos negócios. É o caso de Alessandra Gonçalves, proprietária há 4 anos da Essência Presentes. Ela ressaltou que acompanha o andamento dos trabalhos e que toda a região será beneficiada. “Estamos com bastante positividade em relação à obra, vamos trocar a fachada e mudar o layout da loja para acompanhar as melhorias no local”, disse.

        Heleny Carvalho Granucci, que gerencia a Loja dos Gêmeos, especializada em lingerie, compartilha da mesma opinião. “Eu creio que vai ficar muito bom, principalmente para o comércio, vai dar mais visibilidade”, salientou. “O bairro também vai valorizar bastante”, emendou.

        Proprietário de uma das maiores e mais antigas lojas da João Gazeta, a Zumeli, Geraldo Magela de Mello afirmou estar animado com a duplicação. “A tendência é crescer bastante o comércio”, enfatizou o comerciante, que também pretende renovar a fachada e pintar o interior do estabelecimento.

        ✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.