Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para falar e respirar, menina precisa de reconstrução da traqueia em Limeira

Maria Alice Guedes de Oliveira, de 2 anos, nasceu prematura, pesando 675 gramas, e passou mais de oito meses entre a UTI Neonatal e a UTI Pediátrica da Santa Casa; cirurgia custará R$ 124 mil


Por Thayla Ramos Publicado 08/12/2020

A família de Maria Alice Guedes de Oliveira, de 2 anos, pede ajuda financeira para o tratamento de saúde da menina, que precisa de uma cirurgia de reconstrução da traqueia. A pequena guerreira nasceu prematura, com apenas 26 semanas, pesando 675 gramas, e passou mais de oito meses entre a UTI Neonatal e a UTI Pediátrica da Santa Casa. Durante o tratamento, a bebê era alimentada por sonda e respirava por meio de uma traqueostomia, com auxílio de um tanque de oxigênio.

Por ter ficado muito tempo entubada, Maria Alice teve outras complicações, como estenose. A traqueia, segundo diagnóstico médico, é 90% fechada. Para que a menina, hoje com quase 3 anos de idade, possa falar e respirar normalmente, é necessária uma cirurgia de reconstrução da traqueia, que não é custeada pelo Plano de Saúde da família. Como a lista de espera pelo procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) é longa, a menina corre o risco de não poder mais tirar a cânula e não desenvolver a fala.

O pai, Francisco Guedes de Oliveira, pede doações para conseguir pagar pelo tratamento médico, que entre gastos com exames médicos, cirurgia e internação, custará em média R$ 124 mil. “Hoje ela é o meu viver e eu vivo pra ela. Nesses dois anos e oito meses ela me ensinou muita coisa e ainda estou aprendendo todos os dias. A Maria Alice é uma criança muito feliz, alegre, e agradeço a Deus por ter colocado ela na minha vida”, afirmou.

Francisco, que é divorciado, tem a guarda de Maria Alice e recebe ajuda da família para cuidar da filha. Morador do Jardim Novo Horizonte, em Limeira, ele está divulgando a vaquinha nas redes sociais e sonha e conseguir o valor necessário para a operação. “Durmo e acordo pensando nisso”, disse.

As doações podem ser feitas por meio de depósito em conta no Banco Bradesco, agência 0151, conta poupança 1006531-3, no nome de Maria Alice Guedes de Oliveira, CPF 547.194.308-21. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp de Francisco, pai de Maria Alice – (19) 98710-7647.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.