Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel
Cerca de 1,2 mil moradores precisam atualizar carnês ligados à compra de jazigos ou sepultamentos no Cemitério Parque
Após a extinção definitiva da Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel), formalizada em 31 de outubro, a Prefeitura de Limeira (SP) alerta que boletos emitidos em nome da antiga empresa devem ser substituídos por novos documentos. Os pagamentos dos carnês antigos, utilizados para jazigos e sepultamentos no Cemitério Parque, não têm mais validade desde o dia 28 de outubro.
De acordo com levantamento da Secretaria de Fazenda, cerca de 1.200 moradores ainda possuem boletos desatualizados. A substituição deve ser feita presencialmente no Cemitério Parque, localizado na Rua Evaristo Olivatto Filho, 377, Jardim Caieira, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. É necessário apresentar o carnê antigo e um documento de identificação. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3441-4206, que também funciona como WhatsApp.
A pasta reforça que os boletos referentes à taxa de manutenção do cemitério seguem válidos e podem ser pagos normalmente.
Fim de um ciclo
A Emdel foi criada em 1973, pela Lei Municipal nº 1.405, com o objetivo de atuar como o braço operacional da Prefeitura. Durante décadas, a empresa foi responsável por serviços como limpeza urbana, pintura de guias e sarjetas, gestão do aterro sanitário, pedágio da estrada Limeira–Cordeirópolis, além da administração do Terminal Rodoviário e do Cemitério Parque Municipal — hoje sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
O processo de liquidação da empresa teve início em 2005, após se constatar que seus custos de operação se tornaram altos para os cofres públicos. Depois de 20 anos nesse processo, a extinção total da Emdel foi oficializada pelo atual governo em 10 de outubro de 2025, encerrando de vez um capítulo da história administrativa do município.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.