Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira transformará UPA do Abílio Pedro em espaço para tratamento de covid-19

Com as adaptações feitas no local, a unidade passará a contar com uma estrutura de até 25 leitos de enfermaria, além dos dois de emergência


Por Redação Educadora Publicado 22/06/2021
Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

A Prefeitura de Limeira transformará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Abílio Pedro em mais um local referência para tratamento de pacientes de covid-19. A partir de 1º de julho, o local passará a receber pacientes pré e pós-coronavírus. O intuito é aliviar a pressão na estrutura da Unidade de Referência Coronavírus (URC), lotada há cerca de um mês.

Hoje, a UPA conta com 16 leitos de observação e repouso e dois leitos de emergência e estabilização. Com as adaptações feitas no local, a unidade passará a contar com uma estrutura de até 25 leitos de enfermaria, além dos dois de emergência.

O chefe do Executivo destaca que, antes mesmo do início da pandemia, a prefeitura iniciou um planejamento para combater a covid-19, com todas as medidas amparadas em decisões do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. “A ampliação dos leitos e o uso da estrutura da UPA faz parte de mais uma etapa importante para oferecer um atendimento de qualidade ao grave momento que estamos atravessando, entre tantas outras medidas que já executamos”, afirma o prefeito Mario Botion (PSD).

Segundo a Secretaria de Saúde, a UPA atenderá os pacientes que estão para receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que estão em fase final de tratamento na enfermaria, fora da fase de transmissão. A unidade também fará o atendimento dos pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 que procuram a UPA, na fase aguda da doença. De acordo com a complexidade, eles poderão ser encaminhados à URC.

Com as mudanças na Unidade de Pronto Atendimento, parte dos atendimentos do local será impactada. A ginecologia e a obstetrícia, por exemplo, foram transferidas desde o dia 18 para o Pronto Atendimento Infantil (Hospital da Criança). A referência para a psiquiatria, que hoje é feita na UPA, também será transferida para a Saúde Mental, sem mudança na assistência ao paciente que precisava do atendimento.

A Secretaria de Saúde ressalta que os Pronto Atendimentos Parque Hipólito 1, Jardim Aeroporto e Infantil seguirão com atendimento normal de pacientes para outras enfermidades, além do coronavírus. Além disso, para atender a demanda, a pasta vai ampliar de 12 para 24 horas o atendimento de pediatria nos PAs Aeroporto e Hipólito 1. O hospital Santa Casa é outra referência para atendimento de urgência e emergência.

SERVIÇO

– UPA 24 Horas (Rua Waldemar Panaro, 500, Parque Abílio Pedro)

– PA Parque Hipólito 1 (Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº)

– PA Jardim Aeroporto (Avenida Antônio de Luna, s/nº)

– PA Infantil – Hospital da Criança (Rua Sete de Setembro, 932, Centro)

– Unidade de Referência Coronavírus (Avenida Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70, Jardim Nova Itália)

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.