Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira vai denunciar quem tentar tomar uma terceira dose da vacina contra a covid-19

De acordo com a Secretaria de Saúde, pelo menos dois casos já foram identificados e a Prefeitura estuda acionar o Ministério Público para apurar as fraudes


Por Redação Educadora Publicado 01/07/2021
Foto: Roberto Gardinalli

A Prefeitura de Limeira vai denunciar eventuais fraudes de pessoas que querem receber uma “terceira dose” de vacinas contra a covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, pelo menos dois casos já foram identificados e a Prefeitura estuda quais medidas podem ser tomadas. O Ministério Público também será acionado para apurar as denúncias.

Para evitar a prática em Limeira, as equipes dos pontos de vacinação foram orientadas a conferir o número do CPF da pessoa que vai receber a vacina. Dessa forma, como há um sistema integrado em que as pessoas imunizadas são cadastradas, será possível checar se ela, de fato, ainda não tomou a vacina. Em entrevista ao programa Meio Dia, da Educadora, na última quarta-feira (30), o secretário de Saúde, Vitor Santos, afirmou que também há pessoas que se vacinaram com a CoronaVac em outras cidades e usam o comprovante de residência de algum conhecido que mora em Limeira para tentar tomar a vacina de outra marca.

“Consideramos essa uma atitude criminosa, uma vez que tira o direito de uma pessoa que ainda não tomou nenhuma dose do imunizante. A vacina contra o coronavírus é um direito de todos, dentro das recomendações do Ministério da Saúde. Em Limeira, seguiremos firmes para coibir qualquer prática ilegal que tire esse direito”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Ferrari reforça que não há qualquer comprovação de que uma terceira dose seja necessária neste momento. “Existem estudos, mas não há recomendação para aplicar essa terceira dose. Seguimos o processo de vacinação em Limeira, reforçando a importância de as pessoas comparecerem para receber a segunda dose. Essa sim completará o esquema vacinal e reforçará o sistema imunológico”, explica. A população pode ajudar no combate a eventuais fraudes relacionadas à vacinação pelos canais de denúncia – o 156 da Prefeitura e os telefones da Ouvidoria da Secretaria de Saúde – 0800-7763344 ou 3497-3344.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.