Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Projeto ‘Escola Transforma’ leva ações para escolas rurais de Limeira

Um dos objetivos do projeto é colaborar com a aprimoração de práticas educacionais e elevar indicadores de qualidade na educação municipal


Por Redação Educadora Publicado 09/06/2023
Projeto “Escola Transforma” leva ações para escolas rurais de Limeira
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Duas escolas municipais da zona rural de Limeira, a “Martim Lutero” e a “Tenente Aviador Ary Gomes Castro”, foram escolhidas para receberem o projeto “Escola Transforma”. Um dos objetivos do projeto é colaborar com a aprimoração de práticas educacionais e elevar indicadores de qualidade na educação municipal. Ambas as ações, tiveram etapas realizadas nesta segunda-feira (5) nas duas instituições de ensino de Limeira.

As ações na “Martim Lutero”, no Bairro dos Pires, resultaram na implantação de uma horta suspensa e um jardim sensorial, além da ampliação da sala de leitura da escola – que funciona junto com a de informática – com a doação de 400 novos livros, armários, jogos e puffs.

O projeto executado pelo Instituto Cuidare e a Nutrien foi acompanhado por alunos dos quartos anos. “Todos os benefícios que estamos recebendo, entretanto, vão contemplar os 225 alunos da escola”, disseram a diretora Diná Dibbern Fischer e a vice-diretora, Vera Lúcia Alexandre. “Experiências como essa demonstram que vale muito a pena o investimento em escolas públicas”, complementaram as gestoras.

Ações foram implantadas nas escolas por meio de uma instituição sem fins lucrativos, o “Instituto Cuidare” e pela empresa “Nutrien Soluções Agrícolas”, braço da iniciativa privada patrocinadora do “Escola Transforma”, que beneficiará 8 mil estudantes em todo o pais, em 2023.

OFICINAS

Na “Tenente Aviador”, no Bairro do Tatu, o projeto “Escola Transforma” se encontra numa fase mais avançada. Durante o período da tarde, ocorreram oficinas sobre o plantio de mudas,contação de histórias e atividades de recreação.

Segundo a vice-diretora, Cristiane Rodrigues da Silva, o projeto chegou em novembro do ano passado, quando o Instituto Cuidare e a empresa Nutrien implantaram, a exemplo do ocorrido na Martim Lutero, uma horta suspensa e a ampliação da sala de leitura, com doações de livros. A escola recebeu também um conjunto de brinquedos.

Cristiane elogia o projeto. “É gratificante”, afirma. Para ela, a atuação da instituição e da empresa é uma forma de reconhecimento das escolas públicas. A “Tenente Aviador”, no Bairro do Tatu, possui 139 alunos, além de dois pólos, que totalizam mais 110 estudantes em outros dois bairros rurais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.