Promotoria denuncia por racismo funcionários de mercado de Limeira
No dia 6 de agosto de 2021, um funcionário do estabelecimento e um segurança terceirizado abordaram um homem negro questionando se ele tinha escondido produtos sob as roupas
Dois homens que praticaram discriminação e preconceito de raça contra o cliente de um supermercado em Limeira foram denunciados nesta terça-feira (29) pela Promotoria de Justiça.
No dia 6 de agosto de 2021, um funcionário do estabelecimento e um segurança terceirizado abordaram um homem negro questionando se ele tinha escondido produtos sob as roupas. O caso ocorreu no Assaí.
- Assaí relata ‘erro de procedimento’ em abordagem a homem negro em Limeira
- Entidades pedem R$ 100 milhões ao Assaí por caso de homem negro obrigado a se despir
- Segurança demitido do Assaí Atacadista se defende acusações de racismo
De acordo com a promotora de Justiça Florenci Cassab Milani, os denunciados agiram sem que qualquer acompanhamento prévio tivesse sido feito pelo setor de vigilância com câmeras, eventualmente indicando a real possibilidade da prática de conduta ilícita pelo consumidor.
Ainda assim, a vítima foi seguida, abordada e indevidamente revistada. Abalado com o ocorrido, o homem entrou em desespero, tirando todas as vestes e ficando apenas de roupa íntima, em situação vexatória e humilhante presenciada por outros clientes.
Para Florenci, os funcionários apresentaram conduta que vai contra as orientações recebidas em cursos de formação. “Tal atuação dos denunciados, contrária aos cursos e orientações da empregadora, somente ocorreu porque os seguranças/denunciados entenderam que poderiam assim proceder deliberadamente com um homem negro, de aparência humilde, andando sozinho no interior do estabelecimento, evidenciando o mais clássico racismo estrutural”, diz a denúncia.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.