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Pronto atendimento da Santa Casa de Limeira lota após virada do ano

De acordo com a administração do hospital, procura é de pessoas com sintomas gripais considerados leves; Santa Casa recomenda que casos leves sejam atendidos em outros pontos para evitar sobrecarga no hospital


Por Redação Educadora Publicado 03/01/2022
Pronto atendimento da Santa Casa de Limeira lota após virada do ano
Foto: Divulgação/Santa Casa de Limeira

A Santa Casa registrou, nesta segunda-feira (3), novo aumento na procura por atendimento de pacientes com sintomas gripais considerados leves no pronto atendimento do hospital após o fim das festas da virada do ano. De acordo com informações da gerência do hospital, a situação é similar à que aconteceu após as festas de Natal. Na última segunda-feira, 27 de dezembro de 2021, o perfil da Santa Casa nas redes sociais publicou uma nota afirmando que 96% dos casos atendidos no pronto socorro naquele dia foram classificados como “não urgente”, e poderiam ser atendidas em outras unidades de saúde da cidade para evitar sobrecarga ou demora no atendimento.

A recomendação do hospital é a de que a população que estiver com sintomas gripais considerados leves procure outras unidades de pronto atendimento. “As pessoas que estão aguardando por atendimento estão classificadas como não urgente, ou seja, poderiam ser atendidas nas unidades de Pronto Atendimento (Jardim Aeroporto, Parque Hipólito e UPA do Abílio Pedro). A Santa Casa é referência em alta e média complexidade e na Urgência e Emergência do Pronto Socorro, a prioridade são pacientes da emergência, aqueles que correm risco de morte eminente, depois os pacientes da urgência, que necessitam de atendimento rápido pois o estado de saúde é grave”, cita nota divulgada.

Ainda segundo a nota, uma triagem baseada na complexidade do quadro é feita pelos enfermeiros e os casos mais leves podem levar até quatro horas para serem atendidos. o pronto socorro da Santa Casa conta com a triagem, que é feita por enfermeiros, baseado no protocolo internacional de Manchester, que através de uma escala classifica os pacientes conforme o grau da gravidade e por cores. (Cerca de) 96% das pessoas que estão aguardando por atendimento estão classificados como não urgente e poderiam ser atendidos no Pronto Atendimento para maior resolutividade. A cor azul representa a classificação mais simples, para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros”, complementa.

Além disso, a Santa Casa informou que muitas pessoas foram até o pronto socorro com sintomas gripais para a realização de testes para a detecção do vírus da covid-19 ou nova influenza H3N2. “Santa Casa realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição”. “Pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do pronto socorro da Santa Casa ou de uma UBS”, finaliza a nota emitida pela instituição.

PACIENTES NO CHÃO DA UPA

Mensagens enviadas à Educadora pelas redes sociais também mostram a espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Abílio Pedro lotada. Nas imagens, é possível ver pessoas sentadas e deitadas no chão da unidade, além de pacientes aguardando do lado de fora. “Um verdadeiro caos. Pacientes deitados no chão. Uma verdadeira falta de organização e humanidade. Uma vergonha”, citou uma pessoa em uma mensagem enviada à Educadora.

CORDEIRÓPOLIS

A Prefeitura de Cordeirópolis emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (3) para orientar a população com relação à procura por atendimento médico. A Secretaria de Saúde da cidade também registrou aumento na movimentação de pacientes com sintomas gripais leves no Hospital Municipal, e pede para a população se dirigir ao local apenas em caso de sintomas graves. “Após as festas de final de ano, houve grande aumento no número de pacientes buscando atendimento no Hospital Municipal, com sintomas de gripe, covid, virose, entre outros. Por isso, as equipes de Saúde recomendam que, em casos de sintomas leves, procure o Posto de Saúde mais próximo a você, e o Hospital somente em casos graves”, cita a nota.

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