Ruas no entorno da Etec Trajano serão interditadas neste sábado (17) para remoção de árvores
Laudo comprova que raízes afetam estrutura da Etec Trajano de Camargo
![Ruas no entorno da Etec Trajano serão interditadas neste sábado (17) para remoção de árvores](https://elimeira.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Ruas-no-entorno-da-Etec-Trajano-serao-interditadas-neste-sabado-17-para-remocao-de-arvores.jpg)
Atendendo à solicitação da Etec Trajano de Camargo, as ruas no entorno da escola serão interditadas neste sábado (17), das 7h às 13h, pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Limeira. A interdição ocorre devido à necessidade de remoção de quatro árvores localizadas nos jardins da escola.
As vias que terão o fluxo de veículos bloqueado são Santa Cruz e Alferes Franco, no trecho entre a Tenente Belizário e a Sargento Pierroti. Somente o acesso de moradores será permitido. A pasta destaca que agentes de trânsito estarão no local para acompanhar a interdição e orientar motoristas.
A remoção das árvores foi devidamente licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A secretaria ressalta que as raízes das árvores estão comprometendo a estrutura do prédio, conforme laudo apresentado pela Etec, elaborado e assinado por engenheiro civil. O documento também relata a queda de galhos robustos no telhado da edificação, sobretudo em dias de chuva, e a ocorrência de infiltrações provocadas pelas plantas.
Todas as quatro árvores são de grande porte, dois ipês, uma sibipiruna – ambas nativas – e um flamboyant, este originário da ilha de Madagascar. Segundo a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, um técnico da pasta esteve na unidade e durante a inspeção confirmou os problemas apontados pela escola. “Diante dos riscos, dos danos ocasionados pelas espécies e considerando-se a legislação ambiental, não nos restou alternativa a não ser emitir o licenciamento de remoção”, observou Simone.
O biólogo e diretor de Política Ambiental da prefeitura, Rogério Mesquita, salientou que a legislação que regula a arborização urbana (Lei Nº 5.999/2018) prevê a remoção de árvores nos casos de interferências severas às edificações, desde que o fato seja comprovado por profissional habilitado e que o processo seja licenciado pela pasta. A lei determina, ainda, que a remoção esteja vinculada à compensação ambiental. No caso, Mesquita informa que a compensação já foi executada, por meio da doação de 90 mudas à Secretaria do Meio Ambiente. “A Etec já manifestou interesse em levar os alunos para participar do plantio dessas mudas e do processo de compensação ambiental”, completou.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.