Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ruas no entorno da Etec Trajano serão interditadas neste sábado (17) para remoção de árvores

Laudo comprova que raízes afetam estrutura da Etec Trajano de Camargo


Por Redação Educadora Publicado 16/06/2023
Ruas no entorno da Etec Trajano serão interditadas neste sábado (17) para remoção de árvores
Foto; Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Atendendo à solicitação da Etec Trajano de Camargo, as ruas no entorno da escola serão interditadas neste sábado (17), das 7h às 13h, pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Limeira. A interdição ocorre devido à necessidade de remoção de quatro árvores localizadas nos jardins da escola.

As vias que terão o fluxo de veículos bloqueado são Santa Cruz e Alferes Franco, no trecho entre a Tenente Belizário e a Sargento Pierroti. Somente o acesso de moradores será permitido. A pasta destaca que agentes de trânsito estarão no local para acompanhar a interdição e orientar motoristas.

A remoção das árvores foi devidamente licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A secretaria ressalta que as raízes das árvores estão comprometendo a estrutura do prédio, conforme laudo apresentado pela Etec, elaborado e assinado por engenheiro civil. O documento também relata a queda de galhos robustos no telhado da edificação, sobretudo em dias de chuva, e a ocorrência de infiltrações provocadas pelas plantas.

Todas as quatro árvores são de grande porte, dois ipês, uma sibipiruna – ambas nativas – e um flamboyant, este originário da ilha de Madagascar. Segundo a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, um técnico da pasta esteve na unidade e durante a inspeção confirmou os problemas apontados pela escola. “Diante dos riscos, dos danos ocasionados pelas espécies e considerando-se a legislação ambiental, não nos restou alternativa a não ser emitir o licenciamento de remoção”, observou Simone.

O biólogo e diretor de Política Ambiental da prefeitura, Rogério Mesquita, salientou que a legislação que regula a arborização urbana (Lei Nº 5.999/2018) prevê a remoção de árvores nos casos de interferências severas às edificações, desde que o fato seja comprovado por profissional habilitado e que o processo seja licenciado pela pasta. A lei determina, ainda, que a remoção esteja vinculada à compensação ambiental. No caso, Mesquita informa que a compensação já foi executada, por meio da doação de 90 mudas à Secretaria do Meio Ambiente. “A Etec já manifestou interesse em levar os alunos para participar do plantio dessas mudas e do processo de compensação ambiental”, completou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.