Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Salão do Museu de Limeira deve ser batizado com o nome de Profa. Eloísa Rossi

Maria Eloisa Gonçalves Rossi faleceu no dia 26 de outubro aos 69 anos, em decorrência de um AVC


Por Redação Educadora Publicado 11/11/2020
Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi
A professora Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi era presidente da Academia Limeirense de Letras – ALLe Foto: Câmara Municipal de Limeira

O salão de exposições do Museu Major José Levy Sobrinho, em Limeira, deve ser batizado como Espaço Cultural Professora Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi. O Projeto de Lei foi protocolado na última segunda-feira (9) pelo vereador Farid Zaine (PL).

Como justificativa, o parlamentar argumenta que Professora Eloísa foi fundamental para a tradição cultural de Limeira, com envolvimento em projetos importantes, como a criação da Academia Limeirense de Letras (ALLe). “Contribuiu para manutenção das tradições, arte e cultura de Limeira, com reputação ilibada e caráter generoso”, consta no projeto.

Maria Eloisa Gonçalves Rossi faleceu no dia 26 de outubro aos 69 anos, em decorrência de um AVC que sofreu três semanas antes. Ela foi parte do Centro do Professorado Paulista (CPP) e era presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe).

LEGADO

Esposa, mãe, professora, poetisa e artista plástica, folclorista, começou a escrever em tenra idade. “Sensível, escrevia versos com maestria”, diziam os membros da Academia Limeirense de Letras .Não gostava de ver seus poemas divulgados, por isso guardava-os na gaveta. Na maturidade, uma amiga, lendo seus apontamentos incentivou-a a torná-los públicos.

Participou de várias coletâneas ultrapassando a mais de uma dúzia de livros publicados. Como livro solo tem Quatro Estações, Memórias do Largo da Capela. Participou de vários saraus literários e tertúlias, em Limeira. Suas odes, atualmente são publicadas no Facebook, facilitando assim, a interatividade entre o leitor e o autor.

Eloísa é membro fundador da Academia Limeirense de Letras, onde  ficaria até 2021. Seu último e grande projeto enquanto presidente da ALLe, foi a idealização da Academia Limeirense de Letras Infanto Juvenil – ALLe IJ, um projeto, um sonho, cultivado por muito tempo e que viu realizado e hoje é um sucesso.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.