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Santa Casa de Limeira alerta para gravidade dos casos atendidos no PA após festas de Natal

De acordo com nota publicada nas redes sociais da instituição, 96% dos casos atendidos após as celebrações de Natal são de baixa complexidade


Por Redação Educadora Publicado 27/12/2021
Santa Casa de Limeira alerta para gravidade dos casos atendidos no PA após festas de Natal
Foto: Divulgação/Santa Casa de Limeira

A Santa Casa de Limeira alertou a população pelas redes sociais nesta segunda-feira (27) para a complexidade dos atendimentos realizados pelo hospital após as festas de Natal, que aconteceram durante o fim de semana. Segundo a publicação, 96% das pessoas que aguardaram atendimento após as festas foram classificados como “não urgente”, e poderiam ser atendidas em outras unidades de saúde da cidade para evitar sobrecarga ou demora no atendimento.

“As pessoas que estão aguardando por atendimento estão classificadas como não urgente, ou seja, poderiam ser atendidas nas unidades de Pronto Atendimento (Jardim Aeroporto, Parque Hipólito e UPA do Abílio Pedro). A Santa Casa de Limeira é referência em alta e média complexidade e na Urgência e Emergência do Pronto Socorro, a prioridade são pacientes da emergência, aqueles que correm risco de morte eminente, depois os pacientes da urgência, que necessitam de atendimento rápido pois o estado de saúde é grave”, cita nota divulgada.

Ainda segundo a nota, uma triagem baseada na complexidade do quadro é feita pelos enfermeiros e os casos mais leves podem levar até quatro horas para serem atendidos. o pronto socorro da Santa Casa conta com a triagem, que é feita por enfermeiros, baseado no protocolo internacional de Manchester, que através de uma escala classifica os pacientes conforme o grau da gravidade e por cores. (Cerca de) 96% das pessoas que estão aguardando por atendimento estão classificados como não urgente e poderiam ser atendidos no Pronto Atendimento para maior resolutividade. A cor azul representa a classificação mais simples, para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros”, complementa.

Além disso, a Santa Casa de Limeira informou que muitas pessoas foram até o pronto socorro com sintomas gripais para a realização de testes para a detecção do vírus da covid-19 ou nova influenza H3N2. “Santa Casa realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição”. “Pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do pronto socorro da Santa Casa ou de uma UBS”, finaliza a nota emitida pela instituição.

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