Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Senai de Limeira arrecada 38 cilindros de oxigênio para hospitais em campanha

Recipientes são emprestados por empresas e carregados com oxigênio pela White Martins para uso no tratamento da covid-19 em hospitais


Por Redação Educadora Publicado 29/04/2021
Foto: Divulgação/Senai

O Senai de Limeira já arrecadou 38 cilindros de oxigênio emprestados de 20 empresas da cidade na campanha “Oxigênio da Indústria Salva Vidas”, em parceria com a empresa White Martins, para auxiliar hospitais no tratamento de pacientes com covid-19. Os recipientes são emprestados por indústrias que possuírem o equipamento, por intermédio do Senai, que envia para a White Martins fazer a recarga com o gás, e depois enviados aos hospitais para uso em respiradores. Em todo o Estado de São Paulo, 1.582 cilindros foram arrecadados pela escola. Em média, um paciente com covid usa de dois a três cilindros de oxigênio por dia.

De acordo com o diretor do Senai de Limeira, Mario Eduardo Cazão, a parceria entre o Senai e a White Martins tem como objetivo identificar cilindros de empresas que utilizam oxigênio industrial e que possam ser emprestados e usados para o fornecimento de oxigênio em hospitais. “Aqui em Limeira, entramos em contato com pelo menos 120 empresas, sendo que 20 delas já responderam de pronto”, disse o diretor da instituição de ensino.

Por conta da pandemia, os recipientes se tornaram escassos no mercado. O trabalho é dividido entre o Senai, que entra em contato com as indústrias que utilizam o gás no processo industrial para saber se elas possuem cilindros disponíveis para empréstimo, e a White Martins, que recebe os cascos e faz a recarga com o gás. Segundo Cazão, se houver disponibilidade, as empresas podem emprestar o cilindro por 30, 60 ou 90 dias, de acordo com a necessidade de cada uma. As indústrias interessadas em colaborar podem entrar em contato com o Senai para informar a disponibilidade do insumo através do e-mail [email protected].

No contato, a empresa deve informar quantidade de cilindros disponíveis para empréstimo, volume, localidade, tempo de cessão e nome da empresa fornecedora do gás. “Os cilindros usados pelas indústrias normalmente pertencem a uma empresa fornecedora de oxigênio. Então, anotamos o nome da fornecedora também para que o cilindro seja devolvido corretamente quando o tempo do empréstimo acabar”, explica Cazão.

RESPIRADORES

Além da arrecadação dos cilindros, a campanha do Senai também recebe respiradores com defeito para conserto de forma gratuita. Segundo dados da instituição, enviados em nota para a Educadora, 205 aparelhos foram reparados e devolvidos a hospitais de 62 cidades do Estado de São Paulo em 2020. Os hospitais que precisem do serviço também devem entrar em contato com a unidade do Senai mais próxima.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.