Servidores aposentados de Limeira protestam contra fim do vale-alimentação
Decisão do fim do benefício veio após apontamento do Tribunal de Contas do Estado; vale será pago aos servidores aposentados só até julho
Os servidores municipais aposentados se reuniram em frente à Prefeitura de Limeira para protestar contra o fim do vale-alimentação. Segundo o Sindsel (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira), o governo Mario Botion (PSD) argumenta que o cancelamento do benefício aconteceu por causa de uma citação do Tribunal de Contas do Estado, que orienta a fiscalização das contas públicas do município.
A justificativa para a retirada é que o vale-alimentação é um direito concedido aos servidores ativos para se alimentarem em tempo de serviço, o que não se aplica ao caso dos aposentados.
O sindicato ainda afirma que a Prefeitura se comprometeu a realizar estudos e verificar a possibilidade de promulgar uma lei que garanta a permanência do benefício em março deste ano, o que até agora não foi apresentado. A ideia é que seja criado um vale-nutricional para substituir o vale-alimentação.
De acordo com os servidores aposentados, o fim do benefício deve prejudicar os trabalhadores que já recebem um salário baixo. Eles dizem que sem o vale vão ter que escolher entre a alimentação e os medicamentos.
Caso não haja nenhuma resposta da Prefeitura, o Sindsel deverá fazer outra manifestação no dia 30, na Câmara de Vereadores. Veja mais na reportagem de Grasiele Gerondi e Gustavo Molina.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.