Sindicato dos servidores de Limeira não descarta possibilidade de greve
Próxima reunião da Mesa está agendada para segunda-feira (16), às 16h
Mesa de Negociação entre representantes da Prefeitura de Limeira e sindicatos que representam funcionários municipais aconteceu na manhã desta terça-feira (10). O encontro de hoje teve contraproposta às reivindicações para o dissídio salarial da categoria, mas o Sindsel aponta desvalorização não descarta a possibilidade de greve dos servidores, como disse Nicinha Lopes ao Educadora Meio Dia desta terça.
Na Mesa de Negociação, a Prefeitura apresentou proposta de reajuste correspondente ao IPCA (indicador econômico que mede a inflação e que é utilizado pelo município). O percentual de reajuste oferecido deve ficar em torno de 3,75% (correspondente a fevereiro de 2019 a janeiro de 2020). O percentual oficial ainda será apresentado porque a Prefeitura aguarda a divulgação do IPCA de fevereiro de 2020.
DESVALORIZAÇÃO
Para o Sindsel, “o mandato do prefeito Mario Botion chega ao fim e nada foi feito no sentido de valorizar os servidores durante todo esse governo. Apresentamos dados concretos de que o orçamento de Limeira está crescendo e, no entanto, o percentual de gasto com pessoal diminuiu de 47% em 2015, para 44% em 2019 demonstrando o achatamento salarial. Temos visto as tentativas em nosso país de desmonte do serviço público e em contrapartida responsabilizam servidores. A categoria tem que estar mobilizada para reagir caso necessário” diz Nicinha Lopes.
O secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella, disse que o reajuste este ano não pode superar a inflação dos 12 meses anteriores devido à lei eleitoral. Ele também apontou dificuldades financeiras e orçamentárias para que o município conceda um reajuste acima da inflação.
ASSEMBLEIA
Haverá assembleia nesta terça-feira (10), às 18h30, no Salão Social do Sindicato da Alimentação para apresentação da proposta da Prefeitura.
Participaram da Mesa de Negociação secretários de diversas pastas e representantes do Sindsel, da Apeoesp e do Sindguarda.
A próxima reunião da Mesa está agendada para segunda-feira (16), às 16h.
Confira a pauta de reivindicações dos servidores municipais:
- Reajuste e valorização salarial em 12%;
- Conceder Vale Alimentação de meio salário mínimo garantindo a concessão para todos;
- Reajustar o piso do magistério em 12,84% de acordo com o índice nacional concedido;
- Redução de Jornada das monitoras;
- Reenquadramento auxiliar de Farmácia e Arrecadador de pedágio
- Garantir direito a Abonadas
- Mudar nomenclatura dos Motoristas de Ambulância para condutor de Ambulância
- Índice de reajuste das diárias dos motoristas acompanhado índice do vale alimentação
- Os cargos administrativos (Assessores, Assistentes e Auxiliares/Oficiais Administrativos, respectivamente de Ref. 9, 15, 16), lotados na Secretaria Municipal de Fazenda vem requerer que seja criada legislação de bonificação na ordem de 30% a todos os cargos administrativos lotados na Secretaria Municipal de Fazenda;
- Garantir aos GCM a ascenção aos cargos de liderança conforme Estatuto da GCM.
- Folga Gorda para GCM
- Auxílio Transporte para todos trabalhadores operacionais lotados na área rural, visto que os trabalhadores do magistério já recebem;
- Equiparar salários dos Vigilantes com o valor recebido pelos GCM’s, e equipamentos de segurança para que os mesmos possam se defender e defender o próprio público;
- 40% de periculosidade para zoonoses
- Garantir a aposentadoria especial para Diretor e agente de desenvolvimento ADE, como carreira do Magistério, conforme estatuto
- Tornar o dia 28 de outubro feriado municipal tendo em vista a valorização do serviço público
- Auxiliar técnico de enfermagem para atuar junto com o condutor de ambulância,
- Insalubridade para todos os funcionários da Central, devido ao local impróprio
- Agentes de transito solicitam receber 1% do salário base/dia para efeito de auxílio refeição;
- Jornalistas solicitam redução de carga horária de 40h para 30h;
- Redução de Jornada dos enfermeiros e agente de saúde de 40h para 30h.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.