Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sindsel protocola estado de greve na Educação

Monitores contratados poderão parar suas atividades em 72 horas


Por Redação Educadora Publicado 29/11/2022
Sindsel protocola estado de greve na Educação
Foto: Divulgação/Sindsel

Na tarde desta terça-feira (29), o Sindsel (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira) protocolou um ofício na Prefeitura de Limeira decretando Estado de Greve do segmento de monitores contratados pelo regime CLT, oficializando assim, uma possível paralisação desses trabalhadores em 72 horas após o aviso de greve.

Em nota, o Sindsel disse que a Prefeitura de Limeira tem feito muitas contratações emergenciais pela CLT tentando maquiar a falta de concursos públicos em nosso município. Essas atitudes têm causado sérios prejuízos para o serviço público, como a precarização da mão de obra – via contratos precarizados, e de servidores celetistas que não querem permanecer no cargo devido à precarização, um ponto que tem gerado reclamações até mesmo dos servidores efetivos, pois os contratos não preveem 13º salário e nem férias e muitos contratados acabam não ficando, por outro lado os que ficam estão descontentes com esse tipo de vínculo precário de trabalho. Também existe descontentamento entre as monitoras efetivas que estão sobrecarregadas de trabalho

É importante ressaltar que no ano passado a Prefeitura também deixou de pagar esses mesmos direitos trabalhistas aos professores e professoras celetistas, que depois conseguiram o pagamento através de muita luta do Sindsel.

Esse não é o tipo de vínculo empregatício que defendemos como entidade sindical para o serviço público. Defendemos que as contratações sejam feitas através de Concurso Público, pois somos contra as contratações que ao invés de gerar qualidade de vida ao trabalhador, oferecem a ele uma proposta de subemprego e precarização.

 Já encaminhamos ofícios para Prefeitura nos opondo a esse tipo de contratação nas secretarias de Educação e Saúde, mas a administração não tem respondido nossos ofícios. Também solicitamos pagamento de 13º para Monitores Contratados, mas continuamos sem resposta.

     Sendo assim, está oficializado o aviso de greve do segmento de Monitores Celetistas. Uma assembleia com os trabalhadores desse segmento acontecerá na próxima quinta-feira (1º) podendo deflagrar greve ainda nessa semana, o que infelizmente poderá ser prejudicial à população limeirense visto que muitos pais não têm com quem deixar seus filhos caso as creches não funcionem.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.