Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sistema de energia solar na Unicamp é inaugurado e já atende oito escolas municipais

A iniciativa proporcionará redução de aproximadamente 33% no consumo de energia


Por Redação Educadora Publicado 01/06/2023
Sistema de energia solar na Unicamp é inaugurado e já atende oito escolas municipais
Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp

Nesta quarta-feira (31), aconteceu a inauguração dos sistemas de energia solar nos campi de Limeira da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Faculdade de Tecnologia (FT) e Colégio Técnico de Limeira (Cotil). A iniciativa tem parceria com a Neoenergia.

Composto por usinas fotovoltaicas, o sistema tem capacidade de geração de energia estimada em 722 megawatt-hora. A iniciativa proporcionará redução de aproximadamente 33% no consumo de energia e faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Também houve modernização da iluminação interna e externa dos prédios da universidade.

“A Unicamp e a Neoenergia são importantes parceiras do poder público. Hoje, oito escolas municipais já contam com o sistema de energia fotovoltaica, das 12 unidades planejadas para receber o projeto, com uma economia de energia de quase 100%. Em paralelo, estamos modernizando todo o parque de iluminação pública, um investimento importante na eficiência energética e na melhoria da qualidade de vida da população”, mencionou Botion.

A cerimônia, que teve a presença do prefeito Mario Botion, ocorreu na FCA e teve a presença do reitor da universidade, Antonio José de Almeida Meirelles.

Sistema de energia solar na Unicamp é inaugurado e já atende oito escolas municipais
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

SUSTENTABILIDADE

O reitor da Unicamp afirmou que a aspiração da instituição é ser a universidade mais sustentável da América Latina. “Fico feliz de estar aqui em Limeira para essa ocasião, pois é uma das regiões mais pujantes da Unicamp, onde estão 21% dos nossos alunos e 13% dos nossos docentes, com a característica particular de ser a juventude da Unicamp”, destacou Meirelles.

Gerente de Relações Institucionais da Neoenergia, Ricardo Gazolla salientou a importância do projeto, levando-se em conta a eficiência energética e o fomento a estudos científicos da área no país. “A Neoenergia é uma empresa que busca de forma latente a produção de energia verde e renovável, para que seja compartilhada com todos de forma sustentável”, observou. “Queremos criar aqui gerações preocupadas com a sustentabilidade”, complementou a coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti.

Também participaram da cerimônia os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e Sérgio Moreira (Comunicação Social) e o representante da Subsecretaria de Energia do Estado, José Ricardo Amorim.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.