Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Três nomes vão à final do concurso que dará nome ao viaduto

O prefeito Mario Botion, secretários e vereadores devem votar entre: Monsenhor Gustavo Mantovani, Raphael Corrêa da Silva e Orlando Cavichia


Por Redação Educadora Publicado 08/08/2022
Três nomes vão à final do concurso que dará nome ao Viaduto
Agora o prefeito Mario Botion, secretários e vereadores devem votar entre os três nomes. Foto: Prefeitura de Limeira

O nome do viaduto localizado na Avenida Lauro Corrêa da Silva, região conhecida como Barroca Funda deve ser escolhido nos próximos dias. Após sugestão de homenageados pela população limeirense, três nomes foram escolhidos para a final do concurso, são eles: Monsenhor Gustavo Mantovani, Raphael Corrêa da Silva e Orlando Cavichia.

As propostas foram avaliadas pela comissão julgadora, composta por sete integrantes: dois do Poder Executivo, dois do Poder Legislativo e três membros da sociedade civil, designados pela ACIL, União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) e Academia Limeirense de Letras.

Agora o prefeito Mario Botion, secretários e vereadores devem votar entre os três nomes. A escolha será feita na próxima segunda-feira (15) durante a sessão da Câmara Municipal. Após a votação, o projeto irá para sanção do prefeito.

HISTÓRIA

Monsenhor Gustavo Mantovani

Nascido em Descalvado (SP), em 5 de setembro de 1927, era filho de Maria Dileta e José Mantovani. Foi ordenado padre em 1952, na Catedral Metropolitana de Campinas. Veio para Limeira em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu até o falecimento, em 18 de junho de 2019. Fundou o Colégio São Benedito, há mais de 50 anos, e a escola infantil Gasparzinho (1970). Auxiliou a construção do asilo Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário (1995). Em 2005, recebeu o título de “monsenhor”, outorgado pelo então bispo diocesano de Limeira, dom Augusto Zini Filho.

Orlando Cavichia

Nasceu em 3 de abril de 1931, no sítio que pertencia a seus antepassados há mais de 100 anos, às margens do córrego Barroca Funda, em Limeira. Com o tempo, a família cedeu terras para que a prefeitura realizasse obras de urbanização da cidade. Primeiramente, para a ligação da Av. Eduardo Peixoto à antiga Estrada Limeira-Santa Bárbara (atual Av. Lauro Correa da Silva). Depois, para o alargamento da Lauro Correa da Silva, transformada em avenida, e a construção da rotatória da Barroca Funda – onde posteriormente foi edificado o novo viaduto. Faleceu em 26 de novembro de 1991.

Raphael Corrêa da Silva

Filho do ex-prefeito Lauro Corrêa da Silva e de Magdalena Munhoz Corrêa da Silva, nasceu em 6 de outubro de 1925. Atuou na área empresarial, iniciando a carreira na antiga Máchina São Paulo. Uniu-se a outros empreendedores e adquiriu a Dilivesa Veículos (revenda da Ford), a qual dirigiu por por 44 anos. Também abriu negócios na área agrícola e fundou a empresa Valbrás. Presidiu a Acil e o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira e foi conselheiro nacional do Senac. Integrou o conselho da Casa da Criança Santa Terezinha por 40 anos. Faleceu em 5 de setembro de 2003. 

VIADUTO

Inaugurado em março, o viaduto é a maior obra viária no município das últimas décadas, ligando a região central com a zona sul da cidade. O projeto é moderno, contemplou ciclovia e passagem para pedestres, e recebeu iluminação com tecnologia LED.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.