Ventos de até 90 km/h e chuvas provocam estragos em Limeira
A Defesa Civil recomenda que as pessoas que puderem permaneçam em suas residências durante à noite
Chuvas com precipitação de 20 mm em média e ventos de até 90 km/h verificados no final da tarde desta terça-feira (31), durante aproximadamente uma hora e trinta minutos, provocaram danos em praticamente todas as regiões de Limeira.
Não houve registro de vítimas e a situação neste momento está sob controle, segundo informou o prefeito Mario Botion.
- Vídeo mostra momento em que temporal derruba placas do prédio da Unimed em Limeira
- Temporal causa estragos em Limeira: veja vídeos
Emergências e informações podem ser obtidas no telefone da Defesa Civil, o 199.
Uma reunião de “Gabinete Emergencial”, convocada por Botion, e encerrada há pouco, detalhou os problemas verificados e as medidas que serão tomadas durante a noite de hoje, a madrugada e ao longo desta quarta-feira (1º).
Participaram representantes das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Agricultura, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM).
Até o início da noite, um balanço preliminar indicou a queda de aproximadamente 50 árvores de médio e grande portes, verificados em praticamente todas as regiões do município.
A maior preocupação das equipes, que já estão nas ruas, era fazer a retirada das árvores que caíram sobre veículos, em frente de residências e de empresas, além de uma atenção maior com a queda de fios de energia.
Equipes da concessionária Elektro Neoenergia também estavam atendendo estas ocorrências. Há pontos da cidade sem energia elétrica.
SEDE DA PREFEITURA
O pedágio da rodovia Limeira/Cordeirópolis estava desligado até o início da noite devido à falta de energia, deixando a passagem livre para os veículos.
Pelo menos, uma escola estadual teve problemas na sua área interna, a Antônio de Queiroz, no Jardim Montezuma.
Unidades de saúde, algumas já fechadas, também ficaram sem energia.
Na região central, placas de revestimento do Hospital Unimed soltaram com os ventos e caíram em uma rua. Não houve danos e nem vítimas.
A região foi imediatamente isolada. Três parques municipais foram fechados no início da noite: Parque Cidade, Bosque Prefeita Maria Thereza e o Horto Florestal.
Os ventos também provocaram danos no Edifício Prada, na sede da Prefeitura. Duas secretarias, a de Obras e Serviços Públicos e Urbanismo, foram afetadas com as chuvas e os trabalhos foram suspensos no final da tarde. Amanhã, porém, o atendimento ao público será normal.
Equipes de empresas contratadas pela Prefeitura já estavam nas ruas desde o final da tarde, para sanar os problemas. Elas seriam reforçadas à noite e durante a madrugada.
A Defesa Civil recomenda que as pessoas que puderem permaneçam em suas residências durante à noite. Há previsões de mais chuvas durante a madrugada.
“Estamos fazendo tudo o que é possível para que a cidade volte o mais depressa possível para uma situação de normalidade”, disse o prefeito Mario Botion.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.