Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereadora de Limeira participa de mobilização pelo direito das mulheres à higiene menstrual

Movimento tem o objetivo de garantir o acesso a absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade


Por Redação Educadora Publicado 28/05/2021
Foto: Roberto Gardinalli

Nesta sexta-feira (28), Dia da Higiene Menstrual, a vereadora Mariana Calsa (PL) liderou uma mobilização nacional, junto com o movimento Girl Up, para que vereadoras discutam o tema e protocolem leis municipais em suas cidades com o objetivo de garantir o acesso a absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo a parlamentar, são aproximadamente 75 vereadoras que participam desta ação junto com a rede A Ponte e a Girl Up, movimento que está conduzindo a ação e tem representantes espalhadas por todo o país. A ação conjunta foi organizada pela vereadora Mariana Calsa e a Girl Up Brasil, que faz parte de um movimento global da Fundação ONU pela igualdade de gênero e pelo protagonismo feminino juvenil.

Também nesta data, a vereadora protocolou o Projeto de Lei 84/2021, que elaborou para dar as diretrizes às ações de conscientização e informação sobre a menstruação, promoção da dignidade menstrual e fornecimento de absorventes higiênicos. “Uma em cada quatro meninas já faltou à escola por falta de absorvente. Este dado fala sobre educação, saúde, direitos humanos e equidade”, informou.

Para Mariana, é necessário falar sobre algo que é natural e promover uma vida digna para todas as mulheres. “Menstruação não pode ser um tabu. Não podemos ignorar as dificuldades das mulheres que ainda não têm um banheiro seguro ou condições de comprar um absorvente”, completou.

Agora, o projeto segue em tramitação nas comissões permanentes da Câmara, antes de se tornar apto para votação em sessão ordinária.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.