Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereadora quer que pessoas com baixa visão tenham acesso à ‘bengala verde’ em Limeira

Equipamento é similar a uma bengala comum, mas com uma luz verde na ponta que ajuda a identificar pessoas com baixa visão


Por Redação Educadora Publicado 15/06/2021
Foto: Divulgação/Câmara de Limeira

A vereadora de Limeira, Terezinha da Santa Casa (PL), protocolou, no último dia 7 de junho, um projeto de lei para incentivar o acesso e uso da “bengala verde” por pessoas com baixa visão em Limeira. O equipamento tem como objetivo auxiliar a orientação e mobilidade dessas pessoas, além de tornar a identificação de deficientes visuais mais fácil pela sociedade.

De acordo com o projeto, a “bengala verde” é uma bengala similar à usada por deficientes visuais, mas que possui na ponta uma luz de LED verde, que ajuda a pessoa com baixa visão a ser identificada, especialmente, à noite. Assim, a pessoa poderá ser ajudada em situações específicas. Ainda de acordo com o projeto, entende-se como pessoa com baixa visão aquela que possui menos de 30% da visibilidade no melhor olho e visão periférica restrita.

Para facilitar o acesso aos usuários do equipamento, o projeto propõe que a “bengala verde” seja disponibilizada pelo Banco de Materiais Ortopédicos do município, além da realização de campanhas publicitárias feitas pela Prefeitura de Limeira para divulgar a finalidade do equipamento.

A vereadora descreve, na justificativa do projeto, que o uso da “bengala verde” já foi adotado em países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, entre outros. No Brasil, ainda segundo o texto, o projeto da “bengala verde” se tornou lei na cidade de São Paulo em 2019, após sanção do então prefeito Bruno Covas (PSDB).

Terezinha afirma que pessoas com baixa visão possuem necessidades diferentes das pessoas cegas. “Em alguns casos, a claridade ou a falta dela afeta a visão. Os problemas da baixa visão não podem ser solucionados com o uso de óculos ou cirurgias. Sendo assim, essas pessoas possuem dificuldades em usar a bengala do cego total, pois são submetidos a diversas situações constrangedoras na sua rotina diária”, justifica.  “Por este motivo, a importância de Limeira também ter uma lei específica para ajudar os que enfrentam este tipo de problema. A finalidade deste projeto é conscientizar todos sobre as inúmeras dificuldades que uma pessoa com baixa visão tem no dia a dia e distingui-las das pessoas cegas”, cita a vereadora no projeto.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.