Multidão se despede do Papa Francisco em funeral solene no Vaticano
A expectativa das autoridades é de que mais de 200 mil pessoas passem pelo local, entre elas dezenas de chefes de Estado

Na manhã deste sábado (26), a Praça de São Pedro, no Vaticano, recebe uma cerimônia histórica: o funeral do Papa Francisco, iniciado pontualmente às 10h (5h no horário de Brasília). A expectativa das autoridades é de que mais de 200 mil pessoas passem pelo local, entre elas dezenas de chefes de Estado.
- Exéquias do Papa Francisco acontece no sábado (26) na Praça São Pedro
- Morte do papa Francisco: “Tudo aconteceu muito rápido”, diz Vaticano
- Vaticano confirma morte do papa por AVC e colapso cardiovascular
A despedida teve início com a tradicional Missa de Exéquias, liturgia dedicada aos fiéis falecidos. Segundo informações da agência Reuters, a celebração reúne 220 cardeais, 750 bispos e padres próximos ao altar, além de cerca de 4 mil sacerdotes distribuídos pela praça.
O caixão do pontífice foi lacrado na sexta-feira (25), em cerimônia privada com a presença de cardeais. Durante o funeral, foi transportado por membros da Guarda Papal – conhecidos como Cavalheiros de Sua Santidade – e precedido por um exemplar simples do Livro dos Evangelhos, símbolo de humildade e fé.
A Santa Sé informou que aproximadamente 250 mil pessoas participaram do velório, prestando suas últimas homenagens ao líder da Igreja Católica.
Diferentemente dos últimos papas, Francisco será sepultado fora do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maggiore. Após a missa, o cortejo fúnebre seguirá em um trajeto de 5,5 km por Roma, passando por monumentos históricos, como o Coliseu, em um ritmo solene e simbólico.
O último pontífice a ser enterrado fora do Vaticano foi Leão XIII, em 1903.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.