Papa Francisco segue se recuperando e perde início da Quaresma, diz Vaticano

O Papa Francisco “descansou bem durante a noite”, afirmou o Vaticano em boletim médico divulgado nesta quarta-feira (5). O comunicado trouxe boas notícias sobre a recuperação do pontífice, que, no entanto, perderá o início das celebrações da Quaresma, com a Quarta-feira de Cinzas, que antecede a Semana Santa.
De acordo com o Vaticano, o papa não apresentou novos episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo desde o último boletim, divulgado na terça-feira (4). “Ele se manteve afebril, sempre alerta e colaborando com as terapias”, afirmou a nota oficial, detalhando que Francisco seguiu orientado por toda a equipe médica.
O boletim também destacou que, conforme o planejamento, o pontífice necessitou de ventilação mecânica não invasiva durante a noite até a manhã de hoje. O prognóstico, entretanto, continua sendo reservado, sem novos detalhes sobre a recuperação do Papa Francisco.
Na tarde de segunda-feira (3), o papa havia passado por dois episódios de insuficiência respiratória aguda, sendo imediatamente tratado com ventilação mecânica não invasiva durante o dia. Francisco permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, após ser diagnosticado com uma bronquite que evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões.
Este é o período mais longo de ausência do papa desde o início de seu papado, em março de 2013. A recuperação de Francisco continua sendo monitorada de perto pela equipe médica.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.