Não perca: ‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto no céu do Brasil neste domingo (21/04)
Para observar o fenômeno, especialistas sugerem esperar o anoitecer e procurar locais altos, longe de áreas urbanas com poluição luminosa
O ´Cometa do Diabo´ cujo nome oficial é 12P/Pons-Brooks poderá ser visto no céu do Brasil neste domingo (21).
A observação do fenômeno começou no hemisfério sul em 21 de abril e, consequentemente, em todo o Brasil, quando ele deve atingir a sua máxima aproximação ao sol.
De acordo com o Observatório Nacional, este momento é chamado cientificamente de periélio.
Dicas para observar o ´Cometa do Diabo´
Os observadores devem olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30.
A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
Na região Norte, especialmente no Acre, a visibilidade do cometa seguirá até aproximadamente às 19h50, devido à localização do estado no extremo oeste do país.
- No Nordeste, os observadores poderão avistar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20.
- No Rio de Janeiro, o cometa poderá ser observado até cerca de 18h20.
Devido à proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma oportunidade melhor de observar o corpo celeste em uma altitude mais elevada antes das demais partes do Brasil.
O cometa vai estar bem baixo no céu. De acordo com a NASA, será possível observá-lo a 15° da linha do horizonte, na direção oeste.
Não é possível, entretanto, atestar se o cometa poderá ser visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses objetos podem ser imprevisíveis. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios.
Direção oeste
O cometa 12P/Pons-Brooks atinge o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no dia 21 e deve registrar o brilho máximo no dia 23 de abril. Mesmo assim, vale a pena usar binóculos caso você queira avistar o corpo celeste, já que não há garantias que ele estará visível a olho nu.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.
Como acompanhar o “Cometa do Diabo” com ajuda de um aplicativo?
- Baixe o aplicativo Sky Tonight – Mapa de Estrelas;
- Inicie o aplicativo e permita que ele use sua localização;
- Toque no ícone da lupa no canto inferior esquerdo da tela e busque por “12P/Pons-Brooks” na barra de pesquisa;
- Toque no alvo à direita do resultado desejado e o aplicativo mostrará a localização do cometa no mapa do céu;
- Toque no botão da bússola no canto direito ou siga a direção da seta branca até ver o cometa na tela;
- Então basta procurar o cometa no céu naquela direção.
Onde e quando?
Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível.
Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.
O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
Na região Norte, o cometa deve permanecer visível até por volta das 19h50 no Acre, porque o estado está localizado no extremo oeste do país. Já no litoral Nordeste, estremo leste do país, o cometa deve ficar visível entre 17h45 e 18h20.
Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste terão a chance de observar o corpo celeste a uma altura melhor do que o restante do Brasil, já que o cometa deve aparecer bem próximo à linha do horizonte.
O que é o Cometa do Diabo?
O 12P/Pons-Brooks – nome técnico – foi batizado desta forma por conta dos dois astrônomos que o observaram pela primeira vez: o francês Jean-Louis Pons (1812) e o britânico William Robert Brooks (1883).Continua após a publicidade
O apelido de Cometa Do Diabo ocorre pela aparência assimétrica como se tivesse chifres. A forma seria resultante da pressão pela radiação solar, que moldou uma cauda de gás e poeira na trajetória do astro.
Diversos astrônomos investigam as potenciais origens do formato em chifre exibido pelo Cometa do Diabo. Uma das teorias em análise sugere que o cometa está liberando gás e poeira de maneira desigual por conta dessa pressão da radiação solar. Outra linha de pensamento considera a hipótese de que ocorra um bloqueio da visão de uma porção do material luminoso liberado por ele.
O Cometa do Diabo contorna o sistema solar a cada 71 anos e sua última aparição aconteceu em 1952, segundo a Associação Britânica de Astronomia. Os cometas com um período orbital de 20 a 200 anos são considerados um cometa do “tipo Halley”.
O que são os cometas
Em geral, os cometas são formados de gases congelados, rocha e poeira. À medida que os cometas se aproximam do Sol, eles se tornam ativos. Isso ocorre porque o calor intenso do astro aquece o cometa rapidamente, fazendo com que o gelo presente em sua superfície se transforme diretamente em gás.
Esse processo, portanto, é conhecido como ‘sublimação’. Assim, forma-se uma nuvem de gás e poeira ao redor do cometa, chamada de ‘coma’.
Cometas mais brilhantes do ano
Os cometas são grandes objetos de poeira e gelo que orbitam o Sol. Neste ano, os destaques de observação ficam com os seguintes astros:
- C/2021 S3 (PANSTARRS). Período de visibilidade: de janeiro a junho. Brilho Máximo: março. Visibilidade: por meio de binóculos, em céus escuros, durante a madrugada.
- C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS). Período de visibilidade: de setembro a novembro. Brilho Máximo: outubro. Visibilidade: final da madrugada (começo de outubro) e começo da noite (final de outubro), por meio de binóculos.
- 12P/Pons-Brooks (ou Cometa do Diabo). Período de visibilidade: de fevereiro a junho. Brilho Máximo: abril. Visibilidade: por meio de binóculos, no começo da noite.
- 13P/Olbers. Período de visibilidade: de junho a agosto. Brilho Máximo: julho. Visibilidade: por meio de binóculos, no começo da noite.
- 62P/ Tsuchinschan 1. Período de visibilidade: de janeiro a março. Brilho Máximo: janeiro. Visibilidade: por meio de binóculos, durante a madrugada.
- 144P/Kushida. Período de visibilidade: de janeiro a fevereiro. Brilho Máximo: janeiro. Visibilidade: por meio de pequenos telescópios, em céus escuros, durante o começo da noite.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.