Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alunos da Unicamp temem assaltos e pedem mais segurança na região da Cidade Universitária

Alunas da Unicamp relatam falta de segurança e onda de assaltos na região da Cidade Universitária


Por Leticia Viganó Publicado 11/05/2023
Alunos da Unicamp temem assaltos e pedem mais segurança na região da Cidade Universitária
Foto: Fernando Covre

Estudantes do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Limeira (SP), pedem por mais segurança na região da Cidade Universitária após uma onda de assaltos.

Em entrevista à Educadora, a aluna Gabriela Bernardo, de 22 anos, afirmou que vários alunos já foram ameaçados por criminosos armados em plena luz do dia. “Mesmo que a gente more há 2, 3 minutos da universidade, a gente está sujeito a sofrer tentativa de assalto, ameaça e tudo mais”, disse a jovem.

Para se sentirem mais seguros, os alunos criaram grupos de WhatsApp para se organizaram e transitarem pela região juntos. “A gente se organiza para vir em grupo, e nos sentimos bastante expostos. Porque o fato de a gente estar em grupo não coíbe quem está com arma. Todos os dias que a gente sai de casa a gente coloca nossa vida em risco”, diz Gabriela.

Confira a reportagem:

Em nota, a Unicamp informou que ativou um botão do pânico e está em negociação com a prefeitura para a disponibilização de um ônibus circular exclusivo para transporte dos estudantes entre o campus e suas moradias.

Além disso, a universidade afirmou que no interior do campus, a comunidade conta com o apoio da empresa de vigilância contratada e não há registros recentes de furtos ou assaltos.  Entretanto, “nos bairros do entorno, a questão de segurança se mostra mais complexa e envolve outras instâncias do poder público, com quem mantemos parcerias”.

Confira a nota na íntegra:

Caros,

Esclarecemos que, no interior do campus, a comunidade conta com o apoio da empresa de vigilância contratada e não há registros recentes de furtos ou assaltos.  Nos bairros do entorno, a questão de segurança se mostra mais complexa e envolve outras instâncias do poder público, com quem mantemos parcerias.

Seguem abaixo informações específicas:

– A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp disponibiliza aos alunos duas salas com aproximadamente 80 computadores que podem ser utilizados a qualquer momento do dia. A instituição também inclui na “recepção de calouros” orientações sobre segurança aos alunos, entre as quais a) olhar com atenção à sua volta, b) não caminhar olhando mensagens no celular e com objetos de valor à vista, c) caminhar nas ruas junto com amigos e colegas, d) não deixar objetos visíveis nos veículos, e) iluminar a parte externa das habitações, f) acionar o 190 e chamar a Polícia Militar em caso de ameaça. Normalmente, não há cancelamento nem reposição de aulas por questões que competem à segurança pública do município.

– A Secretaria de Administração Regional (SAR), órgão da Unicamp responsável pela vigilância interna, implantou o aplicativo Botão do Pânico, divulgado amplamente para a comunidade, conforme anexo. Caso o aluno precise de apoio no interior do campus, também pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (19) 3701-6767. Está em andamento, juntamente com a Prefeitura de Limeira, estudo de viabilidade para implantação de alternativa de transporte que melhore a mobilidade estudantil fora do campus, mas ainda não há previsão para início de funcionamento.

– A Faculdade de Ciências Aplicadas e a Secretaria de Administração Regional estão constantemente em contato com a Polícia Militar e com o Conselho de Segurança do Município para discutir ações a serem encaminhadas no bairro em que a Faculdade se localiza.

– A Polícia Militar tem se comprometido a criar estratégias para melhorar a segurança e abordar a questão, mas reforçamos aos alunos a importância de providenciar o Boletim de Ocorrência (B.O.) nos casos de furtos, roubos e demais ocorrências no entorno do campus, pois é com base nesse registro que a Polícia organiza sua estratégia de atuação. O Boletim de Ocorrência pode ser feito de maneira digital em: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia

Somos solidários com a situação e preocupação da comunidade universitária e realizamos contatos frequentes com os órgãos internos e externos à Unicamp com o objetivo de obter apoio e melhorias no entorno do campus.

Permanecemos à disposição para sugestões e esclarecimentos adicionais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.