Após ação em praças, números de furtos caem no Centro de Limeira
PM registra queda de 5 para 1 caso de furto, após retirada de moradores de rua da região central
A iniciativa do vereador Betinho Neves (PV), que contou com o apoio da Polícia Militar, Ceprosom e Guarda Civil Municipal, de abordar e encaminhar moradores de rua para familiares, clínicas ou albergues, aparentemente deu resultado na área da segurança. Pelo menos é o que mostram os números compilados pela PM, os quais a Educadora teve acesso. Os dados são aqueles que chegam à Polícia Militar, por meio do registro de ocorrência.
- Homem é roubado ao sair de agência bancária no Centro de Limeira
- Homem é preso após furtar laboratório no Centro de Limeira
- Vendedor tem celular roubado em ponto de ônibus no Centro de Limeira
Eles mostram que, do dia 11, quando se iniciou a ação, ao dia 20 deste mês, foi registrado apenas um furto de veículo na região central de Limeira. Esse tipo de crime normalmente é cometido por quadrilhas que agem de forma cíclica em diversas cidades da região. No mesmo período de dias anteriores à ação, foram quatro casos de roubo; um a veículo, um a celular e dois a transeuntes.
Se for feita a comparação com os mesmos dias do mês passado, a diferença ainda fica mais evidente. De 11 a 20 de março, foram 12 ocorrências criminais no Centro; cinco furtos de veículos, três furtos à comércio, dois roubos a transeuntes e dois roubos de celulares.
Para o capitão Herlon de Paula, comandante da 1ª CIA, não é possível fazer ligação entre a ação e a diminuição do número de furtos, mas ele reconheceu que a iniciativa impactou na segurança. Ele ressaltou que, das mazelas sofridas por essa população, apenas a alimentação era suprida de forma parcial. “E as demais mazelas, continuavam. Várias pessoas nesta situação conseguiram retornar para as famílias para os atendimentos das demais necessidades deste público”, disse o oficial da corporação estadual.
Para o vereador Betinho Neves, ficou claro que os números da violência regridem quando os moradores de rua são atendidos. “A maioria destes furtos são cometidos, sim, por esse público, que tem uma dependência enorme de álcool e drogas. Amparando esse público, a gente garante o bem estar da sociedade como um todo, neste sentido”, comentou o vereador. O legislador ainda disse que 45 pessoas foram comtempladas com passagens para voltar aos seus municípios de origem e 10 pessoas foram internadas em clínicas de recuperação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.