Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conheça os 10 sinais de um golpe digital

Um em cada três brasileiros sofreu uma tentativa de golpe neste ano, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).


Por Redação Educadora Publicado 21/10/2023

Conheça os 10 sinais de um golpe digital.

Um em cada três brasileiros sofreu uma tentativa de golpe neste ano, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O Banco do Brasil fez um guia prático para evitar esses crimes:

1 – Pediu a sua senha?
No golpe da falsa central de atendimento, as abordagens são variadas, mas costumam gerar preocupação. O suposto funcionário diz que tem uma movimentação suspeita na sua conta ou que seu cartão foi clonado.

Tudo pode ser pretexto para que os golpistas extraiam dinheiro ou informações de você, como a senha da conta.

Eles são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos como as gravações das centrais e simulam transferências para outros atendentes.

Podem até emular o número da central de relacionamento. Isso significa que eles utilizam aplicativos que permitem mascarar o real número de telefone pelo qual a ligação é feita. 

Assim, na tela do celular, aparece o número do banco, por exemplo, mas é o golpista.

Pediu senha? Atenção ao sinal, é golpe!

Em suma, nunca digite ou informe suas senhas no aparelho telefônico quando não efetuar a ligação para o banco de forma ativa e espontânea.

2 – Você tem que ir a um caixa eletrônico
No golpe da falsa central, também é comum que o golpista, se passando pela central de segurança do banco, oriente o cliente a ir até um caixa eletrônico para fazer algum procedimento.

O banco, todavia, nunca vai fazer esse tipo de solicitação.

Nunca envie prints de tela ou vídeos, nem mostre por videochamada nenhum QR Code. Esse é um modus operandi muito comum para que o golpista, contudo, tenha acesso a dados sensíveis.

Além disso, o banco nunca vai solicitar que você realize uma transação, nem sob o pretexto de cancelar ou estornar outra. Portanto, é golpe!

3 – Os pontos expiram hoje
Começa com uma mensagem via SMS aparentemente real e sempre urgente. Ao clicar no link enviado, a pessoa é direcionada, porém, para uma página falsa do banco, muito parecida com a original, onde é induzida a digitar o número da agência, a conta e a senha.

Olha aí o sinal! Nunca clique em links desse tipo, recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais. Vá direto à página do banco ou da empresa.

Caso você receba algum SMS suspeito, encaminhe-o gratuitamente via celular para 7726. Desta forma, a operadora de telefonia pode realizar o bloqueio do número de telefone utilizado para aplicar o golpe.

4 – Tá muito barato e tá acabando
Viu uma promoção irresistível? Desconfie. Será mesmo que o tênis dos seus sonhos está à venda por menos da metade em um site do qual você nunca ouviu falar?

Isso vale sempre que parece bom demais para ser verdade. Uma proposta incrível de um investimento, empréstimo ou até de um bilhete premiado.

Muitos golpes surgem de propostas que parecem boas, mas que, na verdade, só vão prejudicar você.

Pode ser, por exemplo, que o link encontrado nas redes sociais, no buscador ou no e-mail seja apenas uma isca criada para roubar seus dados bancários.

5 – Mãe, faz um Pix
“Mãe, troquei de celular, salva este número novo”. Olha o sinal! O golpe pode acontecer de duas formas: ou uma pessoa acaba tendo seu aplicativo de mensagens invadido, ou o criminoso se passa por outra pessoa fingindo que trocou de número.

Aí ele entra em contato com familiares, amigos ou conhecidos dizendo que teve um problema e pedindo ajuda para fazer uma transferência. A vítima, acreditando que está falando com uma pessoa conhecida, faz a transferência e acaba perdendo o dinheiro.

Desconfie de contato com foto de conhecido, mas com número de telefone diferente. Antes de transferir qualquer valor, ligue ou faça uma videochamada e confirme diretamente com quem pediu.

6 – Precisa instalar um aplicativo
Uma pessoa liga se passando pela central de atendimento do seu banco e diz que sua conta está sendo invadida.

Para resolver, você precisa instalar um software de acesso remoto no celular para que o banco faça uma varredura na sua conta.

Na prática, o que acaba acontecendo é que o golpista ganha acesso ao seu celular.

Fique atento ao sinal! Os bancos nunca entram em contato para solicitar a instalação ou atualização de equipamentos, aplicativos, módulo de segurança, softwares ou componentes/extensões em navegadores de internet.

7 – Cartão, só aqui na minha mão
Você entrega o cartão para fazer um pagamento e ele fica longe da sua visão. Sinal de alerta!

Não permita, portanto, que o funcionário que estiver lhe atendendo leve o cartão para lugares fora da sua visão.

Sem que perceba, a pessoa pode trocar o seu cartão, tirar foto ou anotar os dados. Espere o atendente trazer a maquininha, coloque e retire você mesmo o cartão.

Nunca perca, portanto, o seu cartão de vista. Com o número, o código de segurança (aqueles três números do verso) e a validade, ele pode ser usado por qualquer pessoa para compras na internet.

8 – Maquininha com o visor quebrado
Você vai pagar e vê que o visor da maquininha está quebrado. Olha o sinal! O vendedor ou entregador pode registrar um valor muito maior do que o correto. Percebeu algo estranho no visor?

Peça para trocar a máquina. E lembre-se de ativar o SMS ou push para receber as notificações dos pagamentos realizados. Assim, você tem controle de todas as compras no cartão e pode confirmar o valor pago.

9 – Chegou um boleto
Chegou um boleto para você pagar? Acenda o sinal de alerta. Muitos boletos falsos, contudo, chegam por WhatsApp, SMS, e-mail e até redes sociais.

Se está esperando um boleto de alguém ou de uma empresa, contate os canais oficiais para entender como essa conta vai chegar. Caso a empresa tenha a opção, prefira baixar os boletos direto no site ou aplicativo oficial.

Confira as informações que aparecem no boleto. Veja se os dados do recebedor estão corretos.

Confira o CPF ou o CNPJ do emissor, a data de vencimento, o valor e se os três primeiros números do código de barras são do banco emissor.

10 – Vamos mandar um motoboy
Mais uma vez alguém se passa por atendente do banco e diz que houve algum problema, seu cartão foi clonado, por exemplo.

O golpista diz que vai enviar um motoboy para retirar o cartão na sua casa, para que ele possa ser substituído por um novo. Sinal amarelo!

Em suma, bancos não fazem recolhimento de cartões em nenhuma situação. Normalmente, isso acontece por telefone, mas não é regra: o contato também pode ser feito por mensagem de celular ou e-mail.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.