Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Médica de Limeira é alvo de operação da Polícia Federal que investiga fraudes na saúde

Operação investiga o desvio de milhões de reais em contratos destinados ao fornecimento emergencial de leitos de UTIs, entre o período de março a outubro de 2020


Por Redação Educadora Publicado 18/08/2021 Atualizado 19/08/2021
Foto: Reprodução/Record TV

A médica Cinthya Cristina Telles, de Limeira, foi alvo da Operação Ethon, da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (18). A operação apura a existência de um esquema criminoso instalado no IGESDF (Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal) – paraestatal financiada com verbas da Secretaria de Saúde do DF – para desviar milhões de reais em contratos destinados ao fornecimento emergencial de leitos de UTIs, entre o período de março a outubro de 2020.

A médica seria proprietário de uma organização social que assinou um contrato no valor de R$ 85,1 milhões com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A investigação foi conduzida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além da médica, o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, também é investigado.

Além do desvio de dinheiro, as investigações também apontam que as empresas envolvidas no esquema não forneceram insumos, medicamentos e mão de obra em quantidade e qualidade exigidos. De acordo com o MP, as ilegalidades praticadas tiveram como consequência altas taxas de mortalidade nos leitos de UTIs de alguns hospitais administrados pelas empresas envolvidas no esquema. No total, foram cumpridos 67 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, nos hospitais de Base e Santa Maria, e em cidades dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.