Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

MP denuncia 38 envolvidos em furto e roubos de camionete de luxo

O relatório apresentado à Justiça tem 86 páginas e traz também fotos dos suspeitos em ação, reprodução de conversas entre membros da associação por aplicativo de mensagem, transcrição de conversas tidas em telefonemas interceptados


Por Carlos Gomide Publicado 12/01/2023
MP denuncia 38 envolvidos em furto e roubos de camionete de luxo
Foto: Reprodução


O Ministério Público (MP) de Cordeirópolis denunciou 38 pessoas que, segundo investigações da Polícia Civil, fazem parte de uma associação criminosa especializada em roubo e furtos de camionetes de luxo, em diversas cidades do estado de São Paulo. A denúncia é da promotora Aline Moraes.

Uma operação chefiada pela Delegacia de Cordeirópolis identificou os suspeitos. A operação é denominada “Alto Luxo”, nome alusivo à tradução livre de Hilux (High Luxury), nome da camionete predileta da associação.


Entre os denunciados estão líderes, mecânicos, motoristas, pessoas que furtavam os veículos e que trabalhavam na logística da associação, como arrumar alimentação, alojamento para quem trabalhava no desmanche dos veículos.

Um deficiente físico também está entre os denunciados. O relatório da promotora cita que “isso (a falta da perna direita) não impedia, porém, sua atuação criminosa e tampouco o inibia de conduzir o automóvel (modelo) para praticar os ilícitos”, cita ela. Ele trabalharia na escolta das camionetes até os barracões, onde os veículos eram desmontados.

O relatório apresentado à Justiça tem 86 páginas e traz também fotos dos suspeitos em ação, reprodução de conversas entre membros da associação por aplicativo de mensagem, transcrição de conversas tidas em telefonemas interceptados com a autorização da Justiça e a participação detalhada de cada integrante da quadrilha.

Dezenas de fotos de locais monitorados e de pessoas do grupo também constam no relatório, que vai agora para apreciação do juiz da comarca.


INVESTIGAÇÕES


Em novembro de 2022, que a Polícia Civil havia prendido mais de 20 pessoas, em cidades de São Paulo, Osasco, Itapevi, Campinas, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Limeira e Américo Brasiliense, na região de Araraquara.

A investigação começou em fevereiro deste ano, após a prisão em flagrante de duas pessoas, com camionetes roubadas. Na época, a cidade sofreu uma onda de ataques a esse tipo de veículos.

De acordo com a polícia, nos últimos 9 meses, na área do estado investigada, que vai de Campinas a Pirassununga, foram subtraídas, pelo menos 525 camionetes, sendo que 416 foram furtadas (sem o uso de violência) e 109 roubadas. Um prejuízo estimado aos donos dos veículos de cerca de R$200 milhões.

A Polícia Civil acredita que boa parte destes veículos passaram pela quadrilha, desde a subtração à receptação das peças retirada dos veículos. “Temos convicção que quase 100% das camionetes eram desmontadas pela quadrilha e vendidas a receptadores”, alegou Burger. Ele relatou que a quadrilha montou uma ‘desmontadora de veículos’. Pelo menos, quatro desmanches que pertenceriam à associação criminosa foram localizados nas cidades da região de Limeira.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.