Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operações e efetivo maior da GCM nas ruas derrubam índices de crimes em Limeira

Dados apontam que o crime de furto de veículo caiu de 39 para 25 ocorrências nos últimos 15 dias


Por Redação Educadora Publicado 05/07/2023
Operações e efetivo maior da GCM nas ruas derrubam índices de crimes em Limeira
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Crimes contra o patrimônio sofreram uma diminuição nos últimos 15 dias no município, segundo um balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, com base em números de ocorrências policiais registradas pela Polícia Civil de Limeira.

O documento foi apresentado nesta segunda-feira (3) pelo secretário da pasta, Wagner Marchi ao prefeito Mario Botion. “Reforçar a segurança e buscar união das forças policiais são trabalhos constantes da nossa administração. Os números recentes indicam resultados satisfatórios”, declarou Botion.


A retração nos números, conforme avalia o secretário, é resultado de ações que estão sendo efetuadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), algumas delas em parcerias com outras forças policiais e também com outros setores da administração municipal.


Outro fator determinante para a redução dos crimes é a presença mais ampla dos guardas civis nas ruas após lei de autoria de Botion, aprovada pela Câmara Municipal, e que garante pagamentos extras para homens da corporação que estejam em período de folga.


Para Marchi, a diminuição dos crimes contra o patrimônio se explica devido a “Operação Intervenção”, iniciada no dia 21 de junho. Além dela, a GCM vem atuando com mais efetividade também nas operações “Silêncio” e “Segurança Escolar”.


A “Operação Intervenção” resulta em rondas em locais ocupados por pessoas em situação de rua. O trabalho prevê também atendimento do Ceprosom a esse tipo de público.

NÚMEROS


Os dados da Polícia Civil catalogados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil no balanço realizado pela pasta indicam queda nas ocorrências policiais em inúmeros crimes contra o patrimônio. O dado comparativo estabelece os períodos de 1 a 19 de junho e de 20 de junho a 2 de julho. São mencionados nove tipos de crimes.

Tomando como base esses parâmetros, o crime de furto de veículo, por exemplo, caiu de 39 para 25 ocorrências – o que indica uma diminuição de 35%, numa comparação entre os dois períodos.
Os furtos de residência reduziram de 16 para 8 casos (queda de 50%); roubos a pedestres caíram de 11 para 7 ocorrências – o que indica redução de 36%; outros roubos (exceto de veículos) apresentaram queda de 11 para 2 casos, o que representa uma diminuição de 81%; e roubos de veículos tiveram uma retração de 20 para 17 casos (queda de 15%).


Segundo Marchi, as operações permanecerão de forma ininterruptas. “A Guarda Civil continuará ampliando suas ações, com o objetivo de garantia de mais sossego e paz a população”, observou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.