PM Ambiental desmantela torneio clandestino de canto de pássaros em Limeira
O valor total das autuações por infração ambiental foi de R$33 mil
No último domingo, dia 21 de janeiro, equipes da 5° Batalhão de Polícia Ambiental realizaram uma operação bem-sucedida para desarticular um torneio clandestino de canto de pássaros no município de Limeira (SP), na Estrada Municipal Limeira, Bairro dos Pires de Baixo.
Sob o comando do Capitão PM Ilgges, e com o 2º Tenente PM Ana Miiler à frente do pelotão, as equipes A-05202, composta pelo Cabo PM Costa e Soldado PM Claudino, e A-05207, com o 1º Sargento PM Gomes e Cabo PM Franca, foram essenciais para a realização da operação.
A ação teve como base uma denúncia anônima que indicava a prática ilegal de torneio clandestino de pássaros canoros. As equipes conseguiram verificar a veracidade dos fatos e efetuaram a detenção de 10 indivíduos envolvidos no evento, bem como tomaram medidas legais contra os organizadores e beneficiários.
TORNEIO CLANDESTINO FOI DESMANTELADO
Foram apreendidos diversos materiais utilizados no torneio, incluindo 08 pássaros nativos da espécie “coleirinhas”, desprovidos de anilhas, 96 suportes para gaiolas, 11 troféus e 17 gaiolas. O valor total das autuações por infração ambiental foi de R$33 mil, conforme o disposto no artigo 25 da Resolução SIMA 05/21.
As medidas adotadas incluíram a soltura dos pássaros sem anilhas, que estavam em estado bravio, de volta ao seu habitat natural. Já os materiais utilizados no torneio foram apreendidos, destinados ou destruídos junto à sede do 1º Pelotão da Polícia Ambiental em Pirassununga.
Além das autuações administrativas, a Polícia Militar Ambiental ressaltou que será realizada a apuração da responsabilidade penal com base no artigo 29 da Lei Federal 9605/98, visando garantir a responsabilização adequada dos envolvidos na prática ilegal.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.