Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sindicato dos Vigilantes diz que morte de empresário em lotérica de Limeira poderia ter sido evitada

Através de nota, entidade disse que se de vigilantes profissionais atuassem nestes estabelecimentos, caso poderia ter sido evitado ou ter tido um desfecho diferente


Por Danilo Janine Publicado 02/09/2021
Foto: Carlos Gomide

O Sindicato dos Vigilantes de Limeira afirmou, através de nota enviada a imprensa nesta quinta-feira (2), que a morte do empresário proprietário de uma casa lotérica na Vista Alegre, em Limeira, poderia ter sido evitada com a presença de vigilantes armados nestes estabelecimentos. Uma lei municipal neste sentido foi alterada, obrigando este tipo de estabelecimento a ter somente câmeras de segurança. Imagens do circuito interno da casa lotérica mostram a ação do assaltante.

A nota citou ainda que “só este profissional pode se propor a garantir a segurança de um estabelecimento. Câmeras de monitoramento inibem apenas parte dos criminosos, e servem de prova em eventuais processos judiciais. Um profissional treinado e armado poderia ter evitado a tragédia desta quinta-feira em Limeira, ou pelo menos ter dado a ela desfecho bem diferente”.

Por fim, o sindicato afirmou ainda que “é preciso rever a Legislação. As lotéricas precisam de um vigilante profissional armado”.

Lei abaixo, na íntegra, a nota enviada pelo Sindicato dos Vigilantes de Limeira.

“A morte de um homem, proprietário de uma lotérica no Jardim Vista Alegre, reascende em Limeira o debate sobre a segurança nestes estabelecimentos. E a necessidade da presença de vigilantes profissionais armados, cuja obrigatoriedade hoje não existe nas agências do município – apenas câmeras de segurança são exigidas pela Legislação.
Só este profissional pode se propor a garantir a segurança de um estabelecimento. Câmeras de monitoramento inibem apenas parte dos criminosos, e servem de prova em eventuais processos judiciais. Um profissional treinado e armado poderia ter evitado a tragédia desta quinta-feira (2) em Limeira, ou pelo menos ter dado a ela desfecho bem diferente.
Logo na entrada do imóvel, o profissional treinado observa o perímetro, e dá retaguarda aos proprietários e funcionários na entrada para o trabalho. Sem dividir a atenção com o funcionamento da agência, o vigilante se atenta exclusivamente para a prevenção do crime, constituindo-se na garantia da segurança.
Já observamos uma tentativa de assalto em Limeira, onde o criminoso se utilizou de um capacete. Era a certeza da fragilidade do sistema, formado por trabalhadores indefesos e em sua maioria mulheres. Em 2016, houve troca de tiros no interior de uma lotérica do bairro Boa Vista, quando um PM à paisana reagiu a um assalto. Perigo extremo para clientes e trabalhadores. Em outras ocasiões, assaltos sem resistência, mas que poderiam redundar em mortes.
É preciso rever a Legislação. As lotéricas precisam de um vigilante profissional armado.
Em 2010, o ex-vereador Silvio Britto apresentou projeto que previa a presença de profissionais vigilantes nas agências lotéricas do município. Após amplo debate, que contou com a participação do Sindvigilim (Sindicato dos Vigilantes de Limeira e Região), uma lei chegou a ser aprovada neste sentido, mas outra se sobrepôs determinando apenas a obrigatoriedade de câmeras de segurança.
A pressão por esta mudança adveio dos proprietários, que alegavam ser da Caixa Econômica Federal, a responsabilidade pela contratação de profissionais vigilantes. A Caixa rebatia. Ao final, não se firmou na Legislação a obrigatoriedade de um segurança profissional armado nas lotéricas, em prejuízo das pessoas que trabalham e utilizam os estabelecimentos diariamente no município.
Desnecessário lembrar que estes comércios se transformaram em verdadeiras agências bancárias, com fartas movimentações de dinheiro. Vamos esperar outra tragédia ocorrer, para tomar providências?
O Sindvigilim manifesta profundo pesar pela morte ocorrida nesta quinta-feira”.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.