Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

STF reconhece trabalho da GCM na área de segurança pública

Julgamento aconteceu na noite desta quinta-feira (24)


Por Fernando Covre Publicado 25/08/2023
STF reconhece trabalho da GCM na área de segurança pública
Foto: Wagner Morente

Em julgamento encerrado nesta quinta-feira (24) o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o trabalho das Guardas Civis Municipais (GCM) na área de segurança pública. 

O tema era bastante polêmico, inclusive na cidade de Limeira (SP), onde julgamentos anteriores de ações da GCM abriam precedentes para juízes soltarem indivíduos presos pelos agentes.

O relator da ADPF 995 – Reconhecimento das Guardas Municipais, devidamente criadas e instituídas, como integrantes do SUSP era o ministro Alexandre de Moraes e seu voto foi a favor da GCM. 

“No mérito, JULGO PROCEDENTE a presente ADPF 995, para, nos termos do artigo 144, §8º da CF, CONCEDER INTERPRETAÇÃO CONFORME À CONSTITUIÇÃO aos artigo 4º da Lei 13.022/14 e artigo 9º da 13.675/18 DECLARANDO INCONSTITUCIONAL todas as interpretações judiciais que excluem as Guardas Municipais, devidamente criadas e instituídas, como integrantes do Sistema de Segurança Pública”. Declarou o relator em seu voto.

Confira o placar:

A favor:

Ministro Alexandre de Moraes (relator). 

Ministro Dias Toffoli.

Ministro Roberto Barroso.

Ministro Luiz Fux. 

Ministro Gilmar Mendes. 

Ministro Cristiano Zanin.

Contra:

Ministro Edson Fachin.

Ministro André Mendonça.

Ministra Carmen Lúcia. 

Ministro Nunes Marques. 

Ministra Rosa Weber.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.