Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Telefone 193 do Corpo de Bombeiros não funciona em Cordeirópolis

No entanto, serviço de emergência funciona normalmente e pode ser acionado pelo telefone 3546-1850 ou pelo 190 da PM


Por Carlos Gomide Publicado 13/05/2021
Foto: Carlos Gomide

A redação da Educadora recebeu durante a semana uma reclamação de uma cordeiropolense, que preferiu o anonimato, relatando que precisou do trabalho do Corpo de Bombeiros da cidade e que não conseguiu entrar em contato pelo telefone 193, número de emergência da corporação. Ela contou que sempre que ligava para o número uma gravação entrava, informando que o serviço não estava disponível naquele momento.

Segundo o sargento Crucello, responsável pelo posto do Corpo de Bombeiros em Cordeirópolis, o problema, de fato existe, e faz tempo. A realidade é que o número nunca funcionou na cidade, apesar de todos os esforços da corporação em questionar a Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo. Segundo o sargento, vários ofícios foram enviados desde 2015, questionando a inoperância do número de telefone. Em resposta, a Prefeitura alegou que o uso do número é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, pasta a qual os Bombeiros são vinculados. A origem do problema seria técnico, de acordo com a corporação.

Ainda de acordo com Crucello, a inoperância atrasa a chegada rápida de viaturas em ocorrências, o que pode prejudicar um atendimento de urgência. Segundo ele, os bombeiros ficam na dependência de outras forças de segurança da cidade, como a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, para serem avisados das ocorrências. “O telefone 193 é essencial para o nosso serviço, principalmente, para essa saída rápida de urgência e emergência. É um serviço que precisa ser implantado o quanto antes”, comentou o sargento, em entrevista ao programa A Voz do Povo, da Educadora, desta quinta-feira (13). A orientação para a população é que os Bombeiros sejam contatados pelo 190 da Polícia Militar ou pelo telefone 3546-1850.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.