Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vândalos destroem templo de igreja no Jardim Planalto em Limeira

Eles invadiram, furtaram e vandalizaram o templo da comunidade, além de danificar o Sacrário, local onde a presença de Deus está


Por Carlos Gomide Publicado 16/12/2022
Vândalos profanam templo de igreja no Jardim Planalto em Limeira
Sacrário da igreja foi profanado durante invasão. FOTO: Carlos Gomide

Vândalos destruíram o templo da igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada na rua Oscar Buzolin, no Jardim Planalto. Quem percebeu a situação foi o zelador, que foi à igreja durante a tarde.

Eles invadiram, furtaram e vandalizaram o templo da comunidade, além de danificar o Sacrário – onde se guarda a Eucaristia depois da celebração, para que possa ser levada aos doentes ou dela possam comungar, fora da Missa, os que não puderam participar nela.

Não há câmeras. Os invasores subiram no telhado e, usando uma ferramenta, cortaram a telha de zinco da cobertura do imóvel. Eles danificaram também a cobertura de PVC e tiveram acesso à nave principal.  

Na tentativa de furtar uma placa de bronze que está fixada na caixa de madeira, os bandidos quebraram o sacrário e danificaram a estrutura usada para mantê-lo em local de destaque. As hóstias, que são consagradas e consideradas “o corpo de Cristo”, ficaram espalhadas pelo chão, junto aos demais objetos que estavam no Sacrário. 

RITO PENITENCIAL PÓS VANDALISMO

Manda a tradição católica que, quando a Igreja é profanada, é preciso, antes de retomar sua vida litúrgica, que um rito penitencial seja ali realizado. Ele costuma ser oficiado pelo bispo, que convida o povo a reparar as injúrias cometidas contra Deus naquele lugar santo.

Nesses casos, todos os sinais de júbilo, como toalhas e velas, não são colocados no altar até que o bispo proceda com as orações de desagravo e com a aspersão da igreja. É um sinal de penitência por parte da comunidade. Após isso, o altar é novamente coberto e adornado, como em festa, para que a santa missa prossiga e a liturgia volte a ser celebrada naquele templo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.