Bolsonaro gasta R$ 600 mil com anúncios no Google e YouTube em dia de Lula no Flow
Vídeos da campanha de Bolsonaro apareceram para muitos usuários como propaganda antes da transmissão ao vivo do podcast no YouTube
A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) bombou os anúncios no YouTube e no Google nesta terça-feira (18), mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi entrevistado pelo podcast Flow.
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Vídeos da campanha de Bolsonaro apareceram para muitos usuários como propaganda antes da transmissão ao vivo do podcast no YouTube. Durante a entrevista, banners laterais com o nome e o número do partido do presidente também foram exibidos.
A plataforma de transparência de anúncios do Google registrava, até a tarde desta quarta (19), o gasto de R$ 602 mil com 204 anúncios exibidos no YouTube e no buscador da empresa na terça. O Google comprou o YouTube em 2006.
O valor é o maior desde o início do segundo turno e supera até mesmo a quantia do último sábado (15), quando a campanha de Bolsonaro iniciou uma ofensiva nas redes sociais para barrar a repercussão negativa da entrevista em que o presidente usou a expressão “pintou um clima” para se referir a adolescentes venezuelanas.
Na ocasião, a campanha do presidente investiu R$ 258 mil em 45 anúncios –menos da metade do valor desta terça. Um dia antes da entrevista de Lula, na segunda (17), o gasto foi de apenas R$ 65 mil em 144 anúncios no YouTube e no Google.
Em uma da peças veiculadas na terça, por exemplo, Bolsonaro pede para que os eleitores compareçam às urnas no dia 30 vestidos de verde e amarelo ou “do branco da paz”.
Em outro, o vídeo exibe imagens de pesquisas de opinião do primeiro turno nas quais o presidente aparecia com percentual menor do que obtido nas urnas, enquanto o locutor diz que ele não se importa com “as mentiras, os inimigos”.
Em seguida, aparecem imagens da facada que Bolsonaro levou na campanha de 2018 e o locutor acrescenta que o mandatário não se importa com “os golpes que levou”.
Em comparação com Bolsonaro, Lula gastou R$ 342 mil em 87 anúncios no Google e no YouTube nesta terça. O recorde de despesa da campanha do petista nas plataformas durante o segundo turno foi no domingo (16), com R$ 661 mil gastos em 90 anúncios.
Em agosto, quando Bolsonaro participou do Flow, Lula não bancou anúncios no YouTube, segundo o Google.
A campanha do atual presidente foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até a publicação deste texto.
Lula bateu o recorde de público simultâneo no podcast ao superar 1 milhão de acessos. O assunto se tornou o mais comentado no Twitter. Já a entrevista com o Bolsonaro no podcast, em 8 de agosto, alcançou 550 mil acessos simultâneos.
A entrevista de Lula, porém, durou cerca de uma 1 hora e 30 minutos –contra 5 horas e 20 minutos de Bolsonaro–, sendo interrompida a pedido da equipe do petista. “Vão acabar me batendo, preciso mesmo deixar você ir embora”, brincou o apresentador Igor Coelho.
Na entrevista ao podcast, o ex-presidente disse que Bolsonaro se comporta como pedófilo. “Ele se comporta como se fosse”, disse Lula ao responder se acreditava que o presidente era pedófilo.
Em seguida, afirmou: “O comportamento dele no caso das meninas venezuelanas é o comportamento de um pedófilo, e ele percebeu isso, por isso ficou desesperado”.
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