Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lula instala Conselho da Federação; prefeito de Cordeirópolis é um dos membros

Conselho visa articular ações conjuntas de políticas públicas


Por Redação Educadora Publicado 25/10/2023
prefeito de cordeirópolis
Prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instalou nesta quarta-feira (25) o Conselho da Federação, um órgão criado para reunir governo federal, governadores e representantes de entidades municipalistas. O Conselho visa articular ações conjuntas de políticas públicas.

O prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, faz parte deste Conselho que foi criado em abril deste ano. O objetivo é incentivar estratégias conjuntas entre União, estados e municípios para implementar ações que incentivem o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.

“É um conselho muito importante. Estar discutindo alguns aspectos como a questão da reforma tributária, a questão da situação financeira dos municípios e dos estados. Mas também a gente vai discutir temas mais a longo prazo, essa questão da mudança energética, da matriz energética, questão da sustentabilidade, do clima. A questão da melhoria das condições da saúde, de formação de professores. Enfim, são temas mais a médio longo prazo que nós vamos discutir. É um fórum de discussão entre União, governos estaduais e municípios”, explica o prefeito de Cordeirópolis.

Ao todo, são seis representantes do governo federal, seis dos estados e seis dos municípios. A lista prevê também 18 membros suplentes (os secretários-executivos dos ministros e outros seis governadores, por exemplo).

Segundo o decreto, o conselho tem reunião semestrais e pode realizar reuniões extraordinárias. 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.