Vereadores Juniores de Limeira almejam uma cidade melhor
Para os adolescentes eleitos, a maior importância do projeto Vereadores Juniores é que ele ensina na prática como é legislar
Os vereadores juniores ocuparam as cadeiras do Plenário da Câmara no dia 19 de janeiro, para a primeira sessão ordinária do mandato. Com principal objetivo fazer uma Limeira melhor, o adolescente Diogo Ferreira, de apenas 14 anos, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores Juniores de Limeira.
Em entrevista, Diogo Ferreira afirma que busca representar a comunidade, trazer demandas e que o projeto, que faz parte do Parlamento Jovem, desperta nos adolescentes a vontade de estarem inseridos na política. Ele ainda revela que tem o sonho de continuar investindo na carreira política.
Para os adolescentes eleitos, a maior importância do projeto é que ele ensina na prática como é legislar e ainda mostra que a política não é difícil, mas sim acessível para todos. Durante o mandato, os juniores devem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida dos limeirenses e a adolescente Ana Caroline, de apenas 12 anos, já tem algumas propostas em mente.
Mesa Diretora da Câmara de Vereadores Juniores
Antes do pleito entre os juniores, os vereadores da Casa discursaram e deram as boas-vindas aos componentes do projeto inserido no Parlamento Jovem. Participaram da mesa de abertura o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), a vice-presidente Isabelly Carvalho (PT), a primeira secretária Lu Bogo (PL), a segunda secretária Tatiane Lopes (Podemos), que também preside a Comissão Organizadora da Câmara dos Vereadores Juniores. Os parlamentares Sidney Pascotto (PSC) e Betinho Neves (PV) também saudaram os recém-diplomados. A vice-prefeita Erika Tank (PL) representou o Poder Executivo na atividade.
“Vejo que teremos uma Câmara de Vereadores Juniores muito atuante e participativa. A vida é sempre uma continuidade; fico feliz em ver aqui pessoas que almejam entrar na política e representam uma continuidade desse nosso trabalho no futuro, para dirigir as necessidades da comunidade limeirense, quiçá do estado e quiçá do nosso país”, incentivou Everton Ferreira.
O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site. A íntegra dos discursos está disponível neste link.
Eleição
Para a vaga de presidente, foi escolhido Diogo Vitor de Oliveira Ferreira, que é amadrinhado pela vereadora Isabelly Carvalho. Ana Caroline de Araújo, que é apadrinhado por Sidney Pascotto, ficou com a vice-presidência.
Lara Gracioli Sanches e Kauã Guimarães da Silva compõem a Mesa como primeira e segundo secretários, apadrinhados por João Bano (Podemos) e Terezinha da Santa Casa (PL), respectivamente. Mateus da Silva Neves foram Mariele Nunes da Silva, primeiro e segunda corregedores, são apadrinhados pelos vereadores Marco Xavier e Jú Negão, respectivamente.
Matérias
Na primeira sessão foram lidas e apreciadas as matérias, como indicações e requerimentos, elaboradas pelos juniores para encaminhamento aos respectivos padrinhos para revisão e posterior votação em sessão ordinária da Câmara de Juniores.
No geral foram aprovados três projetos de lei, sete requerimentos e cinco indicações. Entre os temas propostas estão: melhoria iluminação pública, conservação de pontos de ônibus, substituição de pontes madeira em áreas rurais, agendamento de data para reunião com o prefeito Mario Botion (PSD) e, assim conhecer o Executivo; ampliação de unidade de unidade de saúde, pedido de informações sobre creches municipais.
A próxima sessão da Câmara de Juniores será realizada no dia 22 de março.
Conheça os vereadores e seus padrinhos
Clara Horn Pedroso – padrinho Airton dos Santos (PL)
Vitor Gabriel Brito de Oliveira – padrinho Betinho Neves (PV)
Pedro Henrique Perez dos Santos – padrinho Anderson Pereira (PSDB)
Maria Eduarda Morici – madrinha Constância Félix (PDT)
Paola Cristine Ribeiro de Souza – padrinho Elias Barbosa (Podemos)
Amanda Sofia Alves da Silva – padrinho Everton Ferreira (PSD)
Crislania Felix de Oliveira – padrinho Ceará (Republicanos)
Miguel Ximenes da Silva – padrinho Helder do Táxi (MDB)
Diogo Vitor de Oliveira Ferreira – madrinha Isabelly Carvalho (PT)
Lara Gracioli Sanches – padrinho João Antunes (Podemos)
Luana Caroline dos Santos Camargo – padrinho Jorge de Freitas (PSD)
Mariele Nunes da Silva – padrinho Ju Negão (PV)
Letícia Tank Moya Bernhard – padrinho Dr. Júlio (União Brasil)
Letícia Santos da Silva – madrinha Lu Bogo (PL)
Matheus da Silva Neves – padrinho Marco Xavier (Cidadania)
Júlia Vitoriano de Oliveira – madrinha Mariana Calsa (PL)
Ana Caroline de Araújo – padrinho Lemão da Jeová Rafá (PSC)
Nycolas Rogério de Medeiros Sousa – madrinha Tatiane Lopes (Podemos)
Kauã Guimarães da Silva – madrinha Terezinha da Santa Casa (PL)
Alerrandro Amaral Silva de Santana – padrinho Waguinho da Santa Luzia (Cidadania)
O Projeto
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto “Parlamento Jovem”.
Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.
As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.