Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alunos denunciam omissão de caso de racismo por diretoria de escola em Rio Claro

Estudantes protestaram no pátio da escola após um grupo de alunas serem vítimas de um ato de racismo por parte de uma colega de classe


Por Redação Educadora Publicado 18/03/2022
Alunos denunciam omissão de caso de racismo por diretoria de escola em Rio Claro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alunos das Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, em Rio Claro, protestaram nesta sexta-feira (18) contra um caso de racismo que teria acontecido na unidade de ensino e envolveria jovens de 16 anos que estariam no primeiro ano do ensino médio. As informações são do Jornal Cidade de Rio Claro. Segundo relatos da mãe de uma das alunas que teriam sofrido racismo, uma colega de classe teria chamado a garota de “negrinha” e mandado ela voltar para a senzala.

Depois da ofensa, a menina e outras alunas, também negras, se juntaram para reclamar. Segundo os relatos, a menina que teria ofendido a colega de classe mandou uma mensagem particular nas redes sociais, na qual ela teria escrito que “fiz uma menina chorar por racismo. Agora, as outras negrinhas estão revoltadas”. Ainda de acordo com a mãe de uma das jovens, após a denúncia, a menina que ofendeu as colegas publicou nas redes sociais que “não gosta de pretos mesmo, pois meu pai era negro e abandonou a minha mãe”.

O caso foi levado à direção da escola. As alunas afirmam que a vice-diretora teria tratado o problema como “apenas uma briga entre meninas” e teria diminuído as acusações, definindo como “mimimi” e “conversinha”. Segundo a mãe da aluna que denunciou o caso, o protesto seria, também, por conta da suposta omissão por parte da diretoria da escola. Após as manifestações, as aulas desta sexta-feira teriam sido suspensas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.