Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Americana confirma o 1º caso de varíola dos macacos 

A doença por ser transmitida de pessoa para pessoa, através do contato próximo e prolongado


Por Redação Educadora Publicado 27/07/2022
Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é registrado em Americana
Micrografia eletrônica de transmissão colorida de partículas do vírus da varíola do macaco (roxo) cultivadas e purificadas a partir de cultura de células. – Foto: NIAID/ Divulgação

Americana confirmou o 1º caso de varíola dos macacos. O paciente é um homem de 27 anos, ele está com quadro estável e em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica e o Serviço de Assistência Especializada em Infectologia seguem acompanhando o caso. As informações sao do Portal Piracicaba Hoje.

Segundo a prefeitura, ele não tem histórico de viagem ao exterior, e nem teve contato com viajantes.

A confirmação do caso aconteceu nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica.

Com a confirmação, subiu para 12 o total de registros de casos de varíola dos macacos na região de Campinas.

A varíola dos macacos é uma doença rara causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus. A doença por ser transmitida de pessoa para pessoa, através do contato próximo e prolongado.

É importante ficar atento aos sintomas: bolhas e feridas pela pele, que coçam ou doem, dor de cabeça, dor muscular, presença ou não de febre, linfonodos aumentados, dor nas costas e fraqueza.

Caso tenha viajado para áreas endêmicas ou que tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados devem procurar atendimento médico para monitoramento.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.