Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cordeirópolis proíbe armas de gel em áreas públicas durante festas populares

A medida foi tomada após preocupações com a segurança da população e o impacto do uso indiscriminado do equipamento


Por Redação Educadora Publicado 13/02/2025
Cordeirópolis proíbe armas de gel em áreas públicas durante festas populares
Foto: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) proibiu o uso de armas de gel, conhecidas como “gel blasters” em áreas públicas durante festas populares, como o Carnaval. Decreto assinado pela prefeita Cristina Saad foi publicado na última edição do Jornal Oficial, na quarta-feira (12). A medida foi tomada após preocupações com a segurança da população e o impacto do uso indiscriminado do equipamento.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, as armas de gel têm causado acidentes, com registros de ferimentos graves em adultos em várias cidades. “Apesar de utilizarem bolinhas de gel hidrossolúveis, os disparos podem atingir áreas sensíveis, como os olhos, oferecendo risco à integridade física”, explica o responsável da pasta, Carlos Alberto Avi.

Ainda de acordo com ele, por serem réplicas de armas reais, os equipamentos podem gerar medo e desentendimentos em locais públicos. “A medida visa evitar desconforto nos moradores em áreas comuns, especialmente para crianças e idosos. Por isso, a orientação é utilizar essas armas de gel em locais privados e seguros”, observa Avi.

A Guarda Civil Municipal (GCM) será responsável pela fiscalização e poderá apreender os equipamentos caso sejam flagrados em uso, conforme previsto no decreto.

O QUE SÃO AS ARMAS DE GEL

As gel blasters são réplicas de armas de brinquedo que disparam pequenas esferas de gel, chamadas de gel balls ou gel beads. Essas esferas são feitas de um material absorvente que se expande quando mergulhado em água, ficando macio e gelatinoso.

O maior risco é atingir os olhos. As bolinhas de gel podem causar ferimentos nos olhos, como arranhões na córnea ou até danos mais graves. Por isso, uso de óculos de proteção é altamente recomendado. Apesar de serem feitas de gel e se desintegrarem ao atingir um alvo, as bolinhas podem causar dor, hematomas ou irritações, especialmente se disparadas a curta distância ou em áreas sensíveis.

Algumas gel blasters têm aparência muito semelhante a armas de fogo reais, o que pode gerar pânico ou reações da polícia ou de outras pessoas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.