Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeito de Piracicaba manda população com sintomas gripais tomar chá de mel com de limão

"Está todo mundo lotando essas unidades (de saúde) com sintomas gripais e nós temos que reavaliar isso", disse Luciano Almeida (DEM)


Por Redação Educadora Publicado 13/01/2022

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), recomendou que pessoas com sintomas de gripe e de covid-19 tomem chá de mel com limão antes de procurarem as Unidades Básicas de Saúde (USB) e hospitais do município. A recomendação foi feita em live transmitida na terça-feira (11).

“Se você está com sintomas gripais, eu vou fazer aqui o que eu aprendi com a minha mãe, com minha avó: é calma, tranquilo, como já teve com tantas outras gripes e, em casa, a orientação era chá de mel com limão. Febre baixa toma antitérmico e, se a coisa piorar, aí busca um posto de saúde”, recomendou.

Na transmissão, Almeida falou sobre o aumento do número de casos de covid e influenza em Piracicaba e da procura de pacientes com sintomas gripais no sistema de saúde e sugeriu que as pessoas fiquem em casa se tratando com receitas caseiras e só procurem atendimento médico se os sintomas piorarem.

“Está todo mundo lotando essas unidades com sintomas gripais e nós temos que reavaliar isso. A primeira recomendação: evite ao máximo ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outro ponto de atendimento dos hospitais”, disse.

O prefeito ainda orientou pessoas que tiveram contato com pacientes que positivaram para a covid e estão assintomáticas a aguardarem em casa, porque “não há necessidade de sair correndo”.

“Se você teve contato com alguém que se ‘covidou’ e, na alternativa 1, tiver assintomático, aguarde cinco dias. Não tendo sintomas, vida normal. Se você teve algum sintoma gripal simples, com febre baixa, perda de olfato, de paladar ou dor de garganta, aguarde, também, cinco dias e procure um Programa de Saúde da Família (PFS) para realizar um teste de covid. Não há necessidade de sair correndo porque só é possível fazer a detecção [da covid] no quinto dia. Não adianta eu acordar com dor de garganta e sair para uma UPA ou para um posto de saúde qualquer porque não vai adiantar nada. A chance de dar um falso negativo é muito grande. De cada 100 pessoas procurando uma UPA com síndromes gripais, 20%, no máximo 25% estão testando positivo [para covid-19]. Aos que querem saber se está com covid, vá a um PSF”, orientou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.