Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Saúde da população negra é tema de palestra em Limeira

O evento é voltado aos profissionais de saúde das redes pública e privada, conselheiros e lideranças do movimento negro


Por Redação Educadora Publicado 25/11/2023

A Prefeitura de Limeira promove na próxima quinta-feira (30), às 9h, na Câmara Municipal, a palestra “Nossa saúde, nossa voz: desafios e prioridades para a saúde da população negra”. A iniciativa tem parceria com o hospital Unimed e o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin). O evento é voltado aos profissionais de saúde das redes pública e privada, conselheiros e lideranças do movimento negro.

A palestrante será a doutora e mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rayane Freitas. Ela atua com foco na saúde da população negra e autocuidado de mulheres negras.

Presidente do Comicin, Ewelyng Teodoro destaca que um dos objetivos do evento é demonstrar a importância de políticas públicas para os cidadãos negros. “É entender que a população negra precisa de mais humanização no atendimento de saúde, pensando exatamente na transversalidade da população negra e como a raça atravessa a população”, observa Ewelyng.

Ainda de acordo com Ewelyng, a ideia da palestra é também enfatizar que há outras doenças que acometem a população negra, além da anemia falciforme, e que é importante a capacitação dos profissionais para atender essas individualidades. “A Secretaria de Saúde nos recebeu muito bem e seguiremos na busca dessas políticas públicas de maneira permanente”, destaca a presidente do Comicin.

A palestra integra as ações do Mês de Acompanhamento e Aconselhamento Genético, Preventivo e Assistência Médica Integral às Pessoas Portadoras do Traço Falciforme e com Anemia Falciforme, conforme preconiza a Lei 5.417/2014.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.