Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Câncer colorretal é o 3º tipo mais comum de câncer em homens

Os sintomas da doença podem incluir mudanças nos hábitos intestinais, sangramento retal, dor abdominal persistente e outros


Por Leticia Viganó Publicado 28/03/2024

O câncer colorretal é um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo, afetando tanto homens quanto mulheres. Ele se desenvolve no intestino grosso ou no reto e pode se originar de pólipos pré-cancerosos no revestimento do cólon ou do reto.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer em homens e o segundo em mulheres em todo o mundo. Aproximadamente 1.900.000 novos casos são diagnosticados anualmente, e mais de 900.000 pessoas morrem da doença todos os anos.

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer colorretal, incluindo idade avançada, histórico pessoal ou familiar da doença, uma dieta rica em gordura e pobre em fibras, tabagismo, consumo excessivo de álcool e falta de atividade física.

Os sintomas da doença podem incluir mudanças nos hábitos intestinais, sangramento retal, dor abdominal persistente, fraqueza e perda de peso não explicada. O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta as chances de sucesso no tratamento e pode salvar vidas.

A prevenção do câncer colorretal inclui a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em fibras, baixa em gordura saturada, e a realização de exames de triagem regulares, como colonoscopia  e testes de sangue oculto nas fezes.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.