Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lúpus: saiba quais são os sintomas da doença

O lúpus caracteriza-se pela produção excessiva de anticorpos, que atacam os próprios tecidos saudáveis do organismo


Por Leticia Viganó Publicado 27/02/2024
Lúpus saiba quais são os sintomas da doença
Foto: Reprodução

No segundo mês do ano as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate de algumas doenças crônicas. O “Fevereiro Laranja” desperta o olhar das pessoas em relação a leucemia. Já o “Fevereiro Roxo” é uma campanha de conscientização dedicada a aumentar o entendimento e a empatia em relação ao lúpus, fibromialgia e Alzheimer.

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar várias partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins, cérebro, coração e pulmões. Caracteriza-se pela produção excessiva de anticorpos, que atacam os próprios tecidos saudáveis do organismo.

Os sintomas do lúpus podem variar amplamente de uma pessoa para outra e podem incluir fadiga, dor nas articulações, erupções cutâneas, febre, perda de cabelo e sensibilidade à luz solar. Em casos mais graves, o lúpus pode causar danos irreversíveis a órgãos vitais.

As causas exatas do lúpus ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que envolvam uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Mulheres, pessoas de ascendência africana, asiática e latina, bem como aquelas com histórico familiar de lúpus, estão em maior risco.

Embora não haja uma maneira conhecida de prevenir o lúpus, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco de complicações e a melhorar a qualidade de vida. Isso inclui evitar a exposição excessiva ao sol, manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regulares e evitar o tabagismo.

O tratamento do lúpus visa controlar os sintomas e prevenir danos aos órgãos. Isso pode incluir medicamentos anti-inflamatórios, corticosteroides, imunossupressores e medicamentos específicos para tratar complicações individuais. Além disso, terapias complementares, como fisioterapia e aconselhamento psicológico, podem ser úteis para gerenciar a doença.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.