Estados criam painel paralelo para divulgar dados de Covid-19
A atitude faz parte de uma reação de especialistas, políticos e integrantes do Judiciário contra as ameaças do governo Jair Bolsonaro de manipular e omitir dados da pandemia
A decisão do Ministério da Saúde de alterar a forma como divulga os dados da Covid-19 motivou o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) a elaborar um painel próprio de informações, reunindo dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo federal.
Os primeiros dados foram informados na noite deste domingo (7).
O painel aponta que, nas últimas 24 horas, foram registrados 30.164 novos casos da doença e 1.113 mortos.
A atitude faz parte de uma reação de especialistas, políticos e integrantes do Judiciário contra as ameaças do governo Jair Bolsonaro de manipular e omitir dados da pandemia.
Criticado há meses pela inação e pelos ataques ao sistema de distanciamento social defendido por quase todo o mundo e por quase todos os especialistas, Bolsonaro anunciou no fim de semana uma nova metodologia de compilação e divulgação de dados.
Desde a noite de sexta-feira, o Ministério da Saúde não mais informa o total de mortes e nem o total de casos confirmados da Covid-19 durante a pandemia. O portal do Ministério da Saúde com as informações consolidadas saiu do ar na noite da sexta-feira (5), e só retornou na tarde de sábado (6), mostrando apenas os números registrados no último dia.
A divulgação dos dados também passou a ser feita por volta das 22h e não mais no final da tarde, como era praxe durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta.
O painel que o Conass colocou no ar neste domingo segue o modelo adotado pelo Ministério da Saúde antes da guinada promovida nos últimos dias.
Há o total de casos confirmados, de óbitos, o número de mortes nas últimas 24 horas e os dados separados por estados, com a taxa de letalidade de cada um deles -divisão dos casos pelo número de óbitos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.