Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira inicia quarto mutirão do + Visão nesta quinta

A meta do quarto mutirão do +Visão é realizar pelo menos 1 mil cirurgias


Por Redação Educadora Publicado 03/08/2023
Limeira inicia quarto mutirão do + Visão nesta quinta
Foto: Prefeitura de Limeira

A quarta edição do programa + Visão, mutirão de cirurgias de catarata da Prefeitura de Limeira, começou nesta quinta-feira (3), na UPA 24 Horas “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, no Pq. Abílio Pedro. A meta é realizar pelo menos 1 mil cirurgias. Por esse motivo, não haverá atendimento à demanda espontânea, todas as consultas já estão agendadas. 

    O prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, e o secretário de Saúde, Vitor Santos, acompanharam o início das consultas e exames. O presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, e os vereadores Tatiane Lopes, Ceará, Lemão da Jeová Rafá e Waguinho da Santa Luzia também estiveram no local.

    Neste ano, o mutirão é realizado com recursos devolvidos pela Câmara Municipal ao Executivo, da ordem de R$ 1,2 milhão. “Gostaria de agradecer ao presidente da Câmara, Everton Ferreira, e aos demais vereadores pela economia e devolução desses recursos, que viabilizaram mais essa etapa do + Visão”, destacou Botion.

    O chefe do Executivo salientou que as três edições anteriores do programa contabilizam 12 mil consultas, 38 mil exames e 5 mil cirurgias de cataratas e de pterígio (remoção de uma pele que, com o tempo, recobre a córnea, ocasionando cegueira). “É mais uma etapa de um trabalho importante, que irá devolver a visão e a qualidade de vida a nossa população”, completou o prefeito.

    Roberta Botion também falou sobre a relevância da ação e do “cuidado com a população”. A presidente do Fundo Social afirmou que também já teve catarata, passou pelo procedimento e recuperou-se plenamente. “Sei a diferença que essa cirurgia faz em nossa vida”, citou. “Fico muito feliz que o município esteja proporcionando mais esse mutirão, com recursos da Câmara Municipal”, completou.

    No espaço de 400 metros quadrados montado no estacionamento da UPA 24 Horas, o mecânico de máquinas pesadas, José Adailton Rodrigues dos Santos, de 58 anos, aguardava a vez de apresentar documentos e exames. Há dois anos, ele disse que o olho direito começou a manifestar problemas, como vermelhidão e coceira. Após uma consulta, recebeu o diagnóstico de catarata. Com o atendimento do + Visão, ele pretende fazer a cirurgia para recuperar a visão. “A gente que trabalha com manutenção, tem que estar com o olho bem atento, espero que dê certo”, disse.

    Na mesma fila, estava a costureira Abiran de Mendonça Santos, de 72 anos. Ela contou que, no ano passado, foi selecionada para o mutirão. Porém, um problema de saúde não permitiu que ela fizesse a cirurgia. Desta vez, ela está confiante de que conseguirá ser submetida ao procedimento. “Vai ser tudo de bom, talvez nem precise mais usar os óculos”, frisou.

    Segundo Vitor Santos, a maior parte dos pacientes selecionados para esta edição já passou pelo procedimento em um dos olhos, e agora, fará a cirurgia no segundo olho. Ele ressaltou que as consultas foram previamente agendadas pelos técnicos da pasta e que não haverá atendimento à demanda espontânea.

    ✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.